Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

Walking Dead nunca foi sobre Zumbis, sempre foi sobre humanos

sábado, 1 de maio de 2021

A temática Zumbi sempre agradou muitas pessoas, chegando até mesmo a se tornar uma moda e um conceito importante no mundo da Cultura Pop. E meio a tudo isso tivemos na última década o nascimento de Walking Dead nos Quadrinhos, que trazia a história mostrando um mundo onde os Zumbis surgiram e a humanidade vai sendo aniquilada a cada dia. Vemos então os homens combatendo os inimigos e tentando assim sobreviver nesse novo mundo. Os Quadrinhos se tornaram uma Série de sucesso na Televisão, e então começamos a acompanhar Rick buscando sobreviver com seu filho e o grupo que se uniu, e assim observamos que a grande luta dele não é contra os Zumbis, mas contra os próprios humanos. O Seriado nos mostra o quanto o ser humano pode ser ruim na busca pela sobrevivência nesse novo contexto de vida.


Em um mundo dos sonho o mais correto seria vermos toda a humanidade se unindo pelo bem comum, a conquista do seu território e combate contra os Zumbis. Mas o que vemos é totalmente outra coisa, pois vemos na verdade homens criando guetos, se unindo em grupos e assim surgem diversos "Reinos", onde cada um busca sua própria sobrevivência, produzindo ou indo atrás de comida. O mundo acaba ficando bagunçado, rivalidades são criadas e a desconfiança cresce em todos. Sendo assim, os Zumbis se tornam apenas um contexto ou uma peça em meio ao novo mundo. Eles são perigosos? Sim. Eles são uma ameaça? Também, mas o pior inimigo infelizmente acaba sendo aquele que é meu igual. Walking Dead acaba nos mostrando como pano de fundo que o ser humano em situações de pressão acaba sendo individualista. A Série nos mostra um contexto parecido com aqueles medievais, onde não havia tecnologia e sim alianças ou guerras. Rick acaba se unindo com um grupo de pessoas, e ao longo dos anos ele enfrenta na pele a mudança da sociedade na prática.

Rick faz amigos e chega a criar fortes alianças com eles. Mas a cada passo vemos eles conhecendo outras comunidades, as vezes pessoas com bom coração, mas desconfiadas de tudo. Outras vezes eles encontram comunidades ruins, que possuem como meta a sobrevivência a qualquer custo, mesmo que isso gere a morte do seu semelhante. Parece algo maluco tudo isso não é mesmo? Parece a humanidade nunca seria capaz de se comportar dessa maneira, mas isso é um engano. Se você tiver a oportunidade de pegar um Metrô ou Trem lotado verá pessoas que não se importam com os outros, buscando apenas entrar no Transporte, e assim empurram e brigam com o outro por causa de um espaço. Outro exemplo, em meio a Pandemia vemos pessoas se afastando das outras por medo, ou até mesmo brigando para garantir o seu espaço seguro. Pois é, nos momentos onde sua sobrevivência é ameaçada o ser humano acaba se comportando como animais. Vemos políticos roubando por causa própria, vemos pessoas passando a perna nos outros para se darem bem. Não quero generalizar, existem sim pessoas boas, mas acredito que a grande massa é bruta e se importa apenas consigo mesmo. Walking Dead é uma amostra da sociedade, uma aula sobre comportamento humano e social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA