Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

Capitães da Areia, um Livro politico?

segunda-feira, 3 de maio de 2021

A Literatura nacional nos apresenta muitas obras interessantes, e não existe dúvidas de que Jorge Amado é um dos grandes nomes entre os Escritores brasileiros. Jorge Amado consegue construir uma trama envolvente e muito bem desenvolvida, e em Capitães de Areia vemos sua melhor obra sendo apresentada ao grande público. A grande discussão acaba sendo a respeito das motivações do Autor para escrevê-la, pois ao acompanharmos a trama percebemos muitas mensagens politicas, onde o Comunismo e a Esquerda acabam ganhando nuances especiais, onde são tratados como vitimas da sociedade. O Livro pode ser apenas uma história, mas não é, pois a arte consegue sim apresentar pensamentos e motivações do seu Autor. Mas afinal, do que se trata Capitães da Areia?


A história nos mostra um grupo de garotos liderados por Pedro Bala vivendo nas Praias de Salvador. Eles foram abandonados por suas famílias e acabam tendo que sobreviver em meio a uma sociedade, que segundo o autor, os oprime. Logo no inicio vemos Jorge Amado buscando apresentar os adolescentes como vitimas da sociedade, que só estão naquele estado por terem sido abandonados. Por outro lado ele mostra a Policia como um grupo de pessoas que usa de violência e opressão contra aquelas crianças indefesas. Acontece que de inocentes elas não possuem nada, pois vemos o grupo de Pedro Bala assaltando e também gerando violência, contra sim, pessoas inocentes, das quais Jorge Amado busca apresentá-las como responsáveis pela situação dos mais pobres. O Livro busca mostrar a desigualdade social, mas aqui precisamos ter um ponto de critica a obra, já que não existe culpados por alguém ter mais ou menos que o outro, pois acredito muito na Meritocracia e não no vitimismo que a Esquerda nacional tenta colocar na cabeça dos brasileiros. Os garotos servem para apresentar cada ponto que o Escritor vê como problema na nossa sociedade.

Uma das coisas mais dissimuladas que vemos nos garotos é a forma que sempre buscam passar a perna nos outros, buscando se dar bem em cima de alguém. Sem-Pernas é um personagem exemplo disso, já que vemos ele se passando de coitado para famílias ricas, que ficam com dó dele. Na verdade ele apenas é um espião, pois após ganhar a confiança da família passa as informações para o Bando de garotos assaltar a Casa dessas pessoas. Sério que você acha que os Capitães da Areia são crianças inocentes? Não mesmo. A desculpa do Autor é que eles possuem muita carência e raiva por terem sido abandonados, ou seja, precisamos entender os coitadinhos. Agora imagine só, você andando na rua e sendo assaltado por garotos. Sério que você irá pensar que eles são vitimas? Claro que não, pois você foi a vitima assaltada. Jorge Amado nunca escondeu sua linha Esquerdista e Comunista, e se aproveitou do seu talento para colocar no texto seus pensamentos, buscando influenciar pessoas. A obra é muito bem escrita, o Livro é bom, mas cuidado, não existe nenhum ensinamento moral para se aprender aqui, mas sim uma tentativa de fazer dos Ricos e Policias inimigos dos mais pobres e coitadinhos abandonados. Me desculpe Jorge Amado, mas apesar do seu talento, a mensagem é péssima e totalmente errada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA