Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

Batman 1989, o clássico Filme do Tim Burton

quarta-feira, 26 de maio de 2021

Nos anos oitenta Filmes sobre super heróis não eram o tema principal do Cinema, onde não havia produções relacionados a HQ. Imagine só, uma época onde os efeitos especiais não eram muito evoluídos, a chance da produção ser uma vergonha era gigante. Ainda assim o Diretor Tim Burton resolver arriscar e assumir a direção do Filme do Batman, que estava em alta na Mídia após o clássico lançamento da HQ "O cavaleiro das trevas", mostrando um herói mais sério e um roteiro mais dramático. A escalação do elenco foi pesada, a começar pelo vilão Coringa, que foi interpretado por Jack Nicholson, um premiado ator. Michael Keaton assumiu o manto do Batman, e apesar de ser bem criticado pela sua altura acabou sendo aceito pelo público no final. Vamos falar um pouco sobre esse clássico Filme do homem Morcego. 


A trama nos apresenta a clássica origem do Batman, começando com o ainda pequeno Bruce Wayne vendo seus pais sendo assassinados. Anos depois vemos que Bruce se torna o Batman, começando assim a proteger Gotham City. O Filme busca mostrar a relação entre Coringa e Batman, passando a mensagem de que um é criação do outro, que sem o herói não haveria vilão, e vice-versa. Tudo porque Coringa teve participação na morte dos Wayne, enquanto o vilão tem seu rosto desfigurado porque Batman o deixou cair em um Tanque de produtos químicos. Bruce possui um affair com a jornalista Vicki Vale, que foi interpretada pela belíssima Kim Basinger. Temos ótimas cenas entre ela e Bruce se relacionando. De fato Michael Keaton não é o ator mais carismático como Bruce Wayne, mas anos depois após vermos os péssimos Filmes produzidos do herói, acabamos até sentindo saudades de Keaton. A trama apresentada pelo Filme é boa, agitando a Cultura Pop, trazendo novas perspectivas para Filmes de heróis.

O roteiro mostra Coringa querendo espalhar sua arma química pela Cidade, e Batman precisa deter esse vilão maluco e doentio. O Filme não nos traz muitas cenas de lutas, até porque não era fácil se mexer dentro daquele uniforme, que era nítido e percebido por todos. Keaton sempre diz que dentro daquele uniforme era um forno. Tim Burton é conhecido por ser um Diretor que faz Filmes mais sombrios, e ele trouxe esse clima para o Batman, que agradou os fãs. Gotham é mostrada em um tom escuro e dark, com quase nenhuma cena a luz do dia. Jack Nicholson sem dúvida é o grande nome da trama, com uma atuação excelente. Acredito que ele seja o melhor personagem do Filme. Gosto muito dos diálogos entre os personagens em cenas icônicas, além e achar muito boa a luta final entre os dois em cima do prédio. O roteiro não é forçado e Batman foi um sucesso, garantindo mais tarde uma continuação. Até os dias de hoje, mesmo depois de tantas produções relacionadas ao heróis, este Filme de Tim Burton ainda possui grande espaço, onde inclusive teremos a participação de Keaton no novo Filme do Flash, misturando assim os universos dos personagens da DC. Batman é um Filme clássico, possuindo mais qualidades do que defeitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA