Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

SÉRIE BRASILEIRÃO- O Atlético-MG vence o primeiro Torneio nacional em 1971

quarta-feira, 5 de maio de 2021

Em 1971 iniciou-se oficialmente o Campeonato Brasileiro, onde tivemos o Atlético-MG como campeão nacional. Não que nos anos anteriores não houvesse um campeonato com os times do país, mas a formula de disputa e número de participantes eram outros. O Brasil daquela época era diferente do que vemos hoje, pois os meios de transportes não permitiam tantas longas viagens dos Clubes pelo país. Por isso não era possível um Campeonato como este de 1971, mas nada que apague o que ocorreu nos anos anteriores. Na minha opinião tanto a Taça Brasil como o Robertão representam o Campeonato Brasileiro, e ambos vencedores foram sim campeões nacionais. Mas nesta série de textos que dar enfase para o Torneio a partir de 1971. Então vamos começar essa jornada pelo Campeonato Brasileiro.


Quando o Torneio se inciou naquele ano o time mineiro não era favorito a ser campeão, já que havia times fortes e com jogadores importantes, como Pelé no Santos e tantos outros Tri campeões mundiais da última Copa do mundo. Imagine só um Torneio onde tínhamos Gerson no São Paulo, Rivelino no Corinthians, Jairzinho no Botafogo e Ademir da guia no Palmeiras. Era uma época onde os melhores jogadores do Brasil permaneciam em seus Times e o Futebol nacional desfilava talento e bons jogos. O modelo de disputa era diferente do que vemos hoje, pois não era o sistema de pontos corridos que definia o campeão. Eram 20 Clubes que estavam divididos em dois grupos com 10 Times. Se classificavam seis de cada um deles e formava-se assim três grupos com mais quatro Clubes. O vencedor de cada um deles formavam o triangular final. É meu amigo, não era fácil vencer o Campeonato Brasileiro, e de forma surpreendente o Atlético-MG conseguiu superar os time que eram favoritos.

O Atlético-Mg era treinado por Telê Santana, um técnico muito bom, que mostrava-se ser um paizão para seus jogadores, mas também possuía ótima visão de jogo, conseguindo fazer seu Time jogar muito bem. O Time mineiro não possuía nomes famosos no âmbito nacional, mas um dos grandes destaques era Dario, um típico camisa 9, que não era habilidoso, mas um fazedor de gols, tanto que foi o artilheiro com 15 gols marcados. Dario era conhecido como Dadá Maravilha, especialista em fazer gols de cabeça. Após classificação para a segunda fase do Campeonato, o Atlético estava em um grupo com Santos, Inter e Vasco. Com ótimos jogos e resultados os mineiros conseguiram ir para a fase final pelo saldo de gols, No triangular final os jogos foram contra São Paulo e Botafogo. Contra o time paulista os mineiros venceram por um gol, marcado de falta por Odair. Mas foi em um Maracanã lotado que o título foi conquistado, com um gol de cabeça de Dario, que como um Beija Flor parado no ar, como ele costumava brincar, deu o gol vencedor ao Atlético-MG. O clube mineiro conquistava assim seu primeiro e único título nacional até agora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA