Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

Moby Dick

segunda-feira, 29 de abril de 2024

Esse é um dos livros clássicos da literatura mundial, onde ao longo de suas mais se seiscentas páginas, acompanhamos uma aventura no alto mar. A obra foi escrita em 1851, pelo escritor Herman Melville. O autor buscou retratar um embate entre a natureza e o homem, de como os seres humanos poderiam vir a ser prejudiciais a fauna marítima e também contra a natureza. Vejamos que esse tipo de assunto não é novo, já sendo tratado séculos atrás. A inspiração de Herman veio por conta de um naufrágio que aconteceu após o seu capitão tentar capturar uma baleia gigante. Outra fonte foi a morte de uma baleia na década de 1830. O animal combatia navios que vinham perturbar a sua tranquilidade, até o dia em que homens a atacaram. Baseado nesses fatos, Herman Melville escreveu a sua trama marítima.


A história acontece nos Estados Unidos, mais precisamente na Costa Leste, e temos o protagonista chamado Ismael, que é um marinheiro em busca de uma aventura pelos mares. Ele acaba por conhecer Queequeg, que é um arpoador. Juntos eles são apresentados a Peleg, um capitão já aposentado. Ele conta a respeito do capitão Ahab, que tem uma tripulação e embarcara pelos mares em breve. Cria-se uma aura em cima de Ahab e mesmo quando Ismael entra para a tripulação, ainda não temos uma ideia de qual é a personalidade e imagem do capitão. O escritor do livro ganha tempo nos mostrando os integrantes do navio e suas personalidades. Após vários dias de viagem, Ahab aparece para a sua tripulação, tendo uma característica visual, pois a sua perna é artificial, feita de marfim, sendo um osso retirado de uma baleia. Ahab então revela o seu objetivo para todos no navio, o de perseguir e caçar uma enorme baleia branca, chamada Moby Dick. O capitão esta em busca de vingança, já que foi ela quem arrancou a perna de Ahab.

Nem todos concordam com a insanidade de Ahab, mas ainda assim o navio segue em busca de Moby Dick. Enquanto eles avançam nós vemos as consequências de enfrentar a gigante baleia, com muitos navios destruídos no caminho, além de muitos mortos por conta de epidemias. Ahab e sua tripulação encontram outras baleias durante o caminho e tenta caça-las também. Ismael, o narrador de toda essa trama, segue nos contando aquilo que viu com seus olhos, chegando até a ver o navio entrando em meio a uma tempestade e com Ahab se recusando a ajudar um outro navio, cujo capitão queria apenas ajuda para resgatar o seu filho. Acontece que a obsessão de Ahab por Moby Dick cresce a cada dia, o deixando cego para as demais coisas. Finalmente a tripulação encontra Moby Dick, em uma batalha que dura por três dias. No primeiro dia, Ahab se lança em um bote para enfrentar a baleia, mas sem sucesso é resgatado. No segundo, Moby Dick destrói a perna de marfim do capitão. Por fim, no terceiro dia Ahab consegue jogar seu arpão contra a baleia, mas Moby Dick o ataca e também destrói o navio. Ahab lança novamente seu arpão, mas acaba se enrolando na linha e morre afogado. De toda a tripulação, apelas Ismael consegue sobreviver, após escapar em um dos botes. Assim, ele nos conta como foi o embate entre Ahab e a lendária baleia Moby Dick.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA