Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

O Pequeno Príncipe

segunda-feira, 4 de dezembro de 2023

Um dos livros mas clássicos da literatura se chama "O pequeno príncipe", que apesar de trazer um teor infantil, com um protagonista que é uma criança, a trama apresentada atinge tanto crianças como também adultos, pois toca em temas profundos e importantes da vida humana. O seu lançamento foi em 1943, escrito por Antoine de Saint-Exupéry, que durante a segunda guerra mundial acabou sendo exilado na América do Norte. Em meio as turbulências que ele enfrentou durante a guerra, escreveu diversos contos e escritos que falavam sobre solidão, amizade, amor, perda e outras coisas. Uma de suas obras foi o "O Pequeno príncipe", que ele deixou com sua esposa, quando deixou os EUA para combate na guerra. Sua esposa vendeu a obra, que foi publicada e se tonou um sucesso mundial.


A história do livro narra um encontro entre um homem frustrado por ninguém compreender os seus desenhos e um principezinho que habita em um asteroide no espaço. O desenhista acaba decidindo mudar, e assim se torna um aviador, que parte para uma viagem. O problema é que o avião acaba caindo no deserto do Saara e acaba ficando desacordado. QUando o narrador acorda, encontra o pequeno príncipe, que compreende os seus desenhos e lhe conta sobre suas aventuras. Enquanto escuta as história daquele pequeno garoto, o narrador começa a aprender muitas coisas a respeito da vida e sobre as pessoas. O livro possui um teor filosófico, contando com parábolas que de fato mexem com aqueles que leem a obra. O príncipe conta que habita no asteroide B-612, no qual existe apenas uma rosa que fala com ele. O garoto vai contando como vive, fala de suas percepções sobre as crianças e os adultos, assim como revela como chegou até ao deserto. Durante a leitura acabamos por mergulhar dentro de todo o enredo, e somos inspirados pelas diversas frases de muito ensono que foram escritas por Antoine Saint-Exupéry.

Uma das frases mais conhecidas do livro é que "O essencial é invisível aos olhos, e só se pode ver com o coração" é uma das frases da raposa que anda com o príncipe. Ela é muito verdadeira, já que coisas não são o mais importante em uma vida. Para conhecer o essencial é preciso ver com o coração, ou seja, tirar tempo para conhecer. "Se tu vens as quatro da tarde, desde as três eu começarei a ser feliz", é uma frase que fala sobre o amor, mostrando que quando uma pessoa gosta de verdade da outra, até mesmo quando sabemos que iremos encontrar quem amamos, nossas emoções já nos trazem alegria. Foi a raposa que ensinou ao príncipe perdido a palavra "cativar", quando é dito que "Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativa", mostrando que dentro de um relacionamento existe responsabilidade. O autor busca mostrar para os adultos que eles precisam aprender a viver na simplicidade, além de aprender com as crianças como eles podem enxergar o mundo de uma maneira mais leve. "O pequeno príncipe" é um clássico, que merece vir a ser lido, pois é cheio de sabedoria e reflexões, com tudo sendo contado através do realismo fantástico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA