Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

Incidente em Antares

segunda-feira, 11 de dezembro de 2023

Um dos livros mais famosos do escritor Érico Veríssimo se chama "O incidente em Antares", que lida com um conceito muito usado por diversos escritores, chamado de realismo fantástico, que é quando o autor usa de conceitos sobrenaturais ou mágicos dentro de um contexto comum da vida real. Érico faz isso muito bem aqui, em um livro que mais tarde veio a ganhar adaptações para a televisão e também para o teatro. Além de termos a comédia envolvida no livro, a obra traz diversos temas como por exemplo a chegada das industrias estrangeiras no Brasil e o regime militar. "O incidente em Antares" foi publicado em 1971, contendo mais de quatrocentas páginas. A história é dividida em duas partes, onde se misturam acontecimentos reais e irreais.


A primeira parte do livro nos traz a briga entre duas facções da cidade, mostrando o conflito entre os Campolargo e os Vacariano, com muitas discussões politicas e das decisões dentro da cidade gaúcha. Érico nos traz também um plano de fundo explicando como surgiu a pequena cidade de Antares e como funciona as bases do local. A família Vacariano herdou as terras de Antares, fazendo com que essa família viesse a ter total hegemonia naquelas terras. Por outro lado, os Campolargo começou quando seu patriarca foi conquistando outras partes em Antares, passando assim a termos o choque entre as duas famílias. A trama apresentada por Veríssimo se mistura com os próprios acontecimentos no Brasil, como por exemplo o governo de Getúlio Vargas. Outros fatos importantes de nossa nação se encontram nessa obra, aumentando também o conhecimento dos leitores. É possível notarmos momentos como a Guerra dos Farrapos, Revolução federalista, Guerra do Paraguai e tantos outros fatos históricos do Brasil. Érico Veríssimo sem dúvida é um escritor muito rico em detalhes, mas para um leitor comum, alguns momentos do livro podem trazer cansaço.

O realismo fantástico ganha espaço na segunda da parte do livro, onde com muito humor, Veríssimo faz algumas criticas em como diversas empresas estrangeiras acabam por tratar os seus funcionários. Em 1963, uma greve dos trabalhadores aconteceu e com isso houve interrompimento de luz na cidade. Como consequência, as empresas ficaram sem trabalhadores e os defuntos não estavam mais sendo enterrados. É quando então sete defuntos se levantam dos mortos para reivindicar os seus direitos. O que eles querem? Que seja feito um enterro digno para eles. A cidade ficou chocada com a aparição dos mortos, onde o padre da cidade acabo fechando as portas da igreja, pois não queria recebe-los. Diversas hipóteses desse acontecimento é dito, como por exemplo que isso fosse o começo do juízo final, enquanto outros achavam que isso era apenas um delírio coletivo da população. Os defuntos começam a vasculhar a vida dos habitantes sem medo algum, pois nenhuma represália pode vir sobre eles. Os mortos começaram então revelar os segredos da cidade, como casos de adultério e outros, causando bagunça na vida de todos. O livro termina com os grevistas voltando a trabalhar e os mortos são finalmente sepultados. Repórteres vão ao local para tentar entender o que houve, mas sem provas, tudo é dado como apenas um boato para divulgar a feira agropecuária local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA