Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

Bayern de Munique e a hegemônia no futebol alemão

quinta-feira, 1 de junho de 2023

Parecia que nesse ano as coisas seriam diferentes e finalmente o Bayern iria perder o título da Bundesliga, após dez anos terminando na primeira posição do campeonato. O Borussia Dortmund precisava de apenas uma vitória jogando dentro de casa para levantar o troféu, mas de forma frustrante tudo terminou de maneira triste para a muralha amarela. Era só vencer, mas o Borussia saiu perdendo por dois gols de diferença e teve que correr atrás do resultado, conseguindo apenas empatar a partida. No outro jogo o Bayern de Munique fez a sua parte e no fim da partida fez o gol da vitória com Musiala, faturando assim o decimo primeiro troféu da Bundesliga seguido. Mas o quanto isso é ruim para a liga alemã?


A maior hegemonia do futebol europeu é do Bayern de Munique na Alemanha, com onze títulos nacionais seguidos, algo realmente incrível. Se pegarmos os dados desde o inicio do século, apenas poucos times conseguiram terminar em primeiro. Foram o Werder Bremen, Wolfsburg, Borussia e Stuttgart. Cada vez que um novo time vence a Bundesliga a festa acontece por todo mundo, pois ninguém gosta de ver apenas um clube vencendo. Por isso que nessa temporada todos estavam com o Borussia e a perca do título mais fácil dos últimos anos deixou um gosto amargo nos amantes do futebol. O Bayern teve a sua temporada mais fraca nesses últimos onze anos, escorregando em algumas partidas. Mas como todos os anos anteriores, a equipe bávara atropela os adversários e estabelece uma mentalidade vencedora em quem joga por lá. Todo ano tem sido a mesma coisa, com times como RB leipzig e Borussia ficando na ponta da tabela no início, para no fim da temporada entregarem a taça para o time vermelho. Não falta talento aos demais times da Bundesliga, o que falta é uma mentalidade vencedora na mente dos jogadores.

O que pouco sabem é que a hegemonia do Bayern foi planejada para acontecer. No inicio do século anterior a Bundesliga possuía certo equilíbrio e possibilidade de outras equipes serem campeãs. Foi percebido que o Bayern estava ficando para trás, com um estilo de futebol travado, ficando atrás inclusive dos outros times da Europa. Foi então que Van Gall foi contratado para começar a trabalhar no estilo de toque bola do clube, e em seguida foi com o treinador alemão Jupp Heynckes que conquistaram a Champions Laegue. Quando Pep Guardiola chegou no Bayer a evolução alcançou sua melhor forma e assim conseguiram o primeiro tetracampeonato da Bundesliga. O que ninguém esperava era que isso aconteceria por tantos anos chegando até o atual momento com onze troféus seguidos. O Bayern trouxe o jogo de posição ao seu estilo e melhorou a forma de jogar. Além disso investiu muita grana, inclusive tirando jogadores importantes dos clubes rivais, como fez com o Borussia, ao contratar Hummels, Gotze e Lewandowski. Com isso a competição foi perdendo força, sendo muito difícil bater de frente com o gigante alemão. Isso é muito ruim, pois se pede o interesse por uma liga onde apenas um clube prevalece. Pior ainda é quando a chance mais clara disso acabar acontece e o Borussia entrega da forma que entregou. Durante muitos anos a temporada 2023 vai ficar na memória da muralha amarela. Enquanto isso o Bayern que não tem nada a ver com isso conquista o décimo primeiro título. Na próxima temporada, continuamos torcendo para que o Bayern perca a Bundesliga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA