Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

Black Mirror, primeira temporada

sexta-feira, 16 de junho de 2023

A série criada por Charlie Brooker busca retratar o quanto a tecnologia esta presente em nossas vidas e com um tom negativo, o quanto que ela atrapalha a sociedade e seus valores. Assistir Black Mirror é ver uma sociedade afetada, tanto no comportamento humano como na estrutura da sociedade. Não espere finais felizes, mas acredite, a cada episódio você ficara refletindo o quanto tudo aquilo pode estar tão presente em nossas vidas. Cada temporada da série traz episódios com suas histórias contadas de forma separada, nos trazendo uma reflexão sobre o assunto apresentado. A primeira temporada do seriado foi lançado em 2011 e trouxe três episódios em seu ano de estreia.


Já na abertura de episódio vemos uma tela escura sendo rachada, representando o mundo de "telas" que vivemos. A sociedade hoje em dia esta sempre com os olhos em cima de alguma tela, seja de computador ou celular, deixando de lado muitas vezes a vida real. Charlie Brooker então traz em seu roteiro os reflexos disso tudo e o quanto a tecnologia pode afetar nossas decisões, mesmo que não venhamos a perceber isso. O primeiro episódio da primeira temporada é um soco no estomago, literalmente. Se chama "Hino nacional", que mostra a princesa da família real sendo sequestrada, e o sequestrador exige que o primeiro ministro Callow, tenha um ato sexual com um porco. Com a popularidade baixa a mídia o pressiona a cometer o ato. Vemos toda população e frente dos televisores e celulares para ver a cena. É uma critica do quanto as pessoas estão presas a uma polemica, naquilo que ocorre na vida dos outros, enquanto Callow é movido pela aprovação do público. O interessante é que o sequestrador já havia soltado a princesa, meia hora antes de Callow cometer o ato. O saldo final é de vazio e constrangimento de todos por assistir tudo isso. Um ano depois a popularidade de Callow subiu, mas o seu casamento com a esposa foi completamente afetado.

O segundo episódio se chama "Quinze milhões de méritos", que retrata o mundo dos likes e aprovação do público. Bing é um jovem que vive em um espaço fechado e automatizado, onde ganha ao pedalar em uma bicicleta acaba por ganhar "Méritos". Ao se apaixonar por Abi, ajuda a garota a entrar no mundo de celebridades, mas vê que a garota acabou sendo levada a agir conforme o sistema, entrando no mundo da pornografia. Quantas pessoas acaba trocando quem verdadeiramente são apenas para agradar os outros ou para ganhar um espaço ou um cargo na empresa? Revoltado, Bing volta a pedalar e consegue ganhar os "Méritos" necessários para ir novamente ao show de talentos. O protagonista grita contra o sistema, mas acaba caindo nele, pois lhe é oferecido um programa semanal apenas para reclamar das coisas e da prisão do sistema do qual se encontra. É uma grande ironia daqueles que criticam, mas quando possuem a oportunidade também se encaixam na engrenagem que é oferecida. Por fim, a temporada se encerra com "Toda a sua história", onde temos uma tecnologia em forma de chip que é implantada na nuca das pessoas. Com ele é possível gravar tudo aquilo que vemos e ouvimos. Liam descobre através das gravações que sua esposa o traiu e o pior, o seu filho na verdade pode ser do amante dela. A discussão levantada é o quanto essas gravações podem afetar o cotidiano e a vidas das pessoas, tirando inclusive a liberdade delas de viver. O episódio se encerra com Liam no banheiro querendo arrancar o chip de sua nuca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA