Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

Em ondas, uma HQ que vai mexer com suas emoções

segunda-feira, 27 de junho de 2022

É possível contar grandes histórias através dos quadrinhos, e isso ocorre nessa obra baseada em fatos reais. A HQ foi roteirizada e desenhada por A.J Dungo, e ele nos traz um recorte de sua vida, falando sobre perca, luto e sobre o surfe, um esporte em que ele aprendeu a amar. Já em sua primeira obra, A.J Dungo venceu vários prêmios, como o Alex Awards. As paginas da história trazem bastante fluidez e é possível capturar os sentimentos dele e o quanto teve que lidar com a crise de perder a mulher amada. Dividida entre a história do surfe e sua própria história, acompanhamos uma trama cheia de vida, apesar do tema ser triste. "Em ondas" foi uma ótima leitura que quero falar neste texto.


Como havia dito anteriormente, o quadrinho é uma autobiografia da vida de A.J Dungo, onde começamos acompanhando como ele conheceu Kristen e se apaixonou por ela. É legal vermos aquele romance juvenil e como ele teve dificuldades de conquistá-la, até que aos poucos ele conseguiu a atenção da garota e começaram a namorar. É então que temos a grande crise da história, pois ela acabou ficando com câncer, e a partir de então a vida dela passou a ser uma luta contra a doença, enquanto buscava aproveitar os pequenos momentos de vida se dor que teve. Kristen era apaixonada por surfe e transmitiu isso para A.J. Em meio ao processo a garota chegou a ter a sua perna amputada. A.J nos conta que sempre esteve ali por ela, chegando até a fazerem uma lista de coisas que gostariam de fazer. Uma dessas coisas é uma viagem de trem por parte dos Estados Unidos, onde Kristen apenas observa pela janela as paisagens. 

O autor faz de suas páginas uma mensagem também através das cores, pois quando ele fala de sua amada as cores estão em azul, buscando assim transmitir sentimentos. Quando ele descreve sobre a história do surfe as páginas possuem um tom alaranjado. Os dois contextos vão se misturando, já que aprendemos sobre a história do esporte, enquanto percebemos que A.J fez isso como uma tema de seu trabalho da faculdade. Conforme vamos chegando ao final das páginas um aperto vai tomando conta, pois sabemos que esta chegando a hora de Kristen morrer. Não tem jeito, o roteiro nos pega de jeito, e sentimos junto com A.J a dor de perder a sua amada. Ele nos conta que a dor do luto vem em ondas, de momento a momento, unindo novamente o seu sentimento com a principal ferramenta do surfe, as ondas do mar. O quadrinho é uma bela homenagem do quadrinista para Kristen, que dizia que gostaria que o romance deles fosse contada. Realmente as pessoas deixam marcas em nós, e A.J Dungo registrou tudo isso em seus desenhos e sua ótima narrativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA