Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

Stoner, a vida acontece no cotidiano

segunda-feira, 20 de junho de 2022

O livro Stoner nos revela algo, que toda vida possui uma biografia, e que são nas coisas comuns da vida que ocorrem grandes histórias. Stoner é o personagem principal da trama escrita por John Williams, um romance publicado em 1965, mas que só agora veio a ser conhecido pelo grande público. Mostrando a vida na antiga América, por várias décadas da vida do protagonista, por volta dos anos que passam pelas grandes guerras e pela vida pós esses acontecimentos. Com diversos personagens comuns, vemos como que uma vida ordinária, traz aprendizados comuns. Não da para passar alheio por essa obra, pois ela traz reflexões e diversas situações que podemos nos familiarizar.


Como já dito, o personagem título do livro, William Stoner, é aquele que acompanhamos por toda sua vida. Primeiramente vemos ele ainda garoto na fazenda dos pais, onde achava que assim viveria por toda a vida, até o dia em que seu pai resolveu fazer economias e enviar o filho para a faculdade, para aprender as coisas da fazenda e assim no retorno conduzir o projeto do pai e ajudá-lo nos negócios. Acontece que nos anos de estudo, Stoner teve uma outra paixão, a literatura inglesa. Passou assim a estudar por anos sem avisar os pais sobre a mudança do curso, até o dia da formatura, quando Stoner revela que será professor e não fazendeiro. Quem nunca fez uma faculdade sem gostar? Você conhece alguém que trabalha naquilo que não gosta? Pois é, Stoner enfrentou as dificuldades e se aprofundou naquilo que gostava, o que trouxe um resultado, onde ele se tornou um professor renomado da faculdade. A escrita do autor John Williams nos envolve e nos coloca dentro da história. 

A segunda etapa do livro é sensacional, pois Stoner inicia a sua vida matrimonial, ao se casar com a jovem Edith. Infelizmente ela não é nada daquilo que ele esperava, não é carinhosa, parece sempre triste e não realizada. A única vez que o casamento teve vida foi no momento onde ela desejou engravidar, nascendo assim a pequena Grace. Ao passar do anos vemos a vida acadêmica de Stoner e como ele desenvolveu cursos interessantes, mas também teve problemas que afetou a sua vida, como quando entrou em uma briga com Lomax por conta da reprovação de um aluno. Durante anos os dois travaram uma guerra fria, que foi esquentando ao passar do tempo. Stoner também reencontrou o amor, ao se apaixonar por Katherine Driscoll. Com o casamento frio, viu sua filha crescer e a distância com ela aumentar por conta da esposa e suas manias. O protagonista do livro não viveu o melhor da vida, não teve o casamento dos sonhos, perdeu a conexão com a filha. Sofremos junto com ele por isso, e ganhamos esperança quando ele se apaixona por Driscoll. Apesar disso, Lomax entra em cena e o relacionamento de Stoner com Driscoll termina. O livro vai até o fim da vida de Stoner, mostrando sua doença e sua morte. Apesar de não ter tantas tramas incríveis, é no comum que nos apegamos, ao acompanhar a jornada do protagonista, e suas crises e prazeres na família, no casamento e no trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA