Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

Minha história com o Podcast

terça-feira, 14 de junho de 2022

A mídia do Podcast cresce a cada ano no Brasil e hoje, em 2022, é uma mídia muito conhecida, principalmente por causa dos famosos Mesacast do You Tube, que colocaram o nome "Podcast" na boca do povo. Mas se engana quem acha que o Podcast começou agora. Não, nada disso, essa mídia já esta presente por aqui no Brasil desde o ano de 2005, onde na verdade comecei a acompanha a partir de 2006, quando ouvia apenas dois programas, o Nerdcast e o RapaduraCast, voltados para o mundo nerd e cinema. Desde então o número das produções só aumentaram nos meus agregadores, e gostaria neste texto de contar um pouco sobre a minha história com a mídia Podcast, da qual fui de ouvinte a participante.


Um amigo meu em 2006 me disse que havia um programa em áudio, que lembrava programas de rádio, que falavam sobre coisas do mundo do nerd. Foi assim que entrei no universo do Podcast, ouvindo um episódio do Nerdcast sobre Matrix. Em seguida descobri que existia um universo começando aqui no Brasil, e conheci o RapaduraCast, que falava sobre cinema. Considero o programa apresentado por Jurandir Filho e Mauricio Saldanha como um curso de cinema, pois eu aprendi demais com eles. Fiquei muito feliz quando tive a oportunidade de conhece-los em uma visita que fizeram em uma livraria de São Paulo. Também conheci no You Pix, os apresentadores do Nerdcast, Alexandre Ottoni e Azaghal. O crescimento deles foi incrível, pois se tornaram o Podcast mais ouvido do Brasil, levando outras tantas produções começarem a serem produzidas. Sendo assim, agreguei outros programas na minha lista, como o MRG, que também tive o prazer de conversar pessoalmente com os integrantes Affonso Solano, Didi Braguinha e Beto Estrada. Assim formei a minha trica de Podcast para ouvir.

Os anos foram passando e a lista ia aumentando, e havia programas sobre os mais diversos assuntos. No mundo cristão agreguei o BTCast e o Irmãos.com na lista. O Radiofobia era um espaço para entrevistas. Sobre cultura pop e variedades comecei a ouvir o Braincast, enquanto o mundo dos esportes foram representados pela galera do Central 3, no comando do Leandro Iamin. Hoje em dia escuto por volta de 30 Podcast, fora alguns outros que escuto de forma aleatória. Como amante dessa mídia, também queria muito gravar em algum deles. A minha primeira oportunidade foi com o já encerrado "O fino da bola", que falava sobre esportes e futebol. Participei de diversos episódios, que me levou também a gravar um episódio no também já encerrado "Na PorteiraCast". Também acabei criando o meu próprio Podcast, o "P.A Cast", que esta agregado aqui em nosso Blog. Mas foi em 2020 que conheci O Vítor, do Podcast "No Japão", e assim comecei a gravar com eles, falando sobre cultura japonesa e animes. Com isso, gravei também com o "Dropzilla" e com o "Otaku No Kissaten". Realmente o Podcast faz parte da minha vida, tanto como ouvinte como também como participante. Aprendo muito e meu conhecimento sobre diversos assuntos cresceu muito. Convido você a entrar nesse universo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA