Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

O Futebol jogado no Brasil é feio, mas você gosta!

quarta-feira, 3 de abril de 2019

Quem acompanha futebol consegue ver a diferença entre como o jogo é disputado na Europa e como ele é jogado no Brasil. Claro que os melhores jogadores se encontram no Velho mundo e assim os melhores campeonatos e jogadores acabam sendo os Europeus. Acontece que a cada ano que passa vemos nossos times nacionais apresentando um futebol cada vez mais feio, com poucas variações táticas e jogadas construídas. Infelizmente os clubes brasileiros preferem jogas de modo reativo, ou seja, entregando a bola para o adversário, esperando um erro ou um contra ataque. Desta maneira jogam por apenas uma bola, uma chance de marcar e segurar o placar até o final. Três pontos é a única coisa que importa, e assim nosso jogo decai a cada ano aqui em nosso país.


Se olharmos para o passado, veremos vários times que propunham jogo, possuíam posse de bola e jogavam um futebol bonito. Quem não se lembra do São Paulo treinado por Telê Santana, que buscava um futebol com volume de jogo e posse de bola? Tivemos também o grande Palmeiras da Era Parmalat, com jogadores fantásticos que só pensavam em atacar. A seleção de 82 é falada até os dias de hoje, considerada a melhor seleção nacional, que mesmo não ganhando a Copa acabou encantando. Acontece que os anos foram passando e os treinadores com seus cargos sempre a perigo resolveram colocar seus times para defender e conseguir uma vitória simples, com um gol de bola parada ou em um erro do adversário. Veja só os dois últimos times que venceram o campeonato brasileiro, onde não foram times que apresentaram um bom futebol, mas venceram. O Corinthians fazia um gol e segurava, pois se estivesse com a posse de bola não sabia o que fazer. O Palmeiras venceu com o famosos CucaBol, e depois com um Felipão que armou um time para vencer, não para encantar.

O jogo bonito tem sido deixado de lado, e neste ano vemos isso ainda mais claro, pois não encontramos um time que encante, que trabalhe bem a bola, que controle o jogo com belas jogadas. Um treinador que tenta algo diferente é o Fernando Diniz do Fluminense, que ainda não teve um bom resultado para provar seu método de treinamento. E esse é o problema, os clubes querem apenas resultados, para acalmar os torcedores. O pior? A torcida gosta e apoia, já que ninguém quer ser zuado pelos amigos com a derrota do time do coração. E isso já tem chegado na seleção brasileira, que joga um futebol simples, que vive esperando uma jogada espetacular de Neymar. O Grêmio é um time que tem tentado novas alternativas,mas esse ano tem sofrido com a ausência de Arthur, que fazia o meio campo andar.  Desta maneira, todos ficam presos nessa busca por resultados, deixando de pensar e propor um jogo melhor. Assim vemos jogos feios, clássicos sem gols, muito briga no meio e poucas jogadas bonitas. E você gosta, porque o que vale mesmo é vencer, infelizmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA