Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

Merlí, e a melhor maneira de ensinar

segunda-feira, 15 de abril de 2019

A Netflix é mestre de nos surpreender, sempre nos apresentando séries e filmes com ótimas histórias, como é o caso desta série de origem espanhola, mais precisamente Catalã. Merlí mostra a história do professor de Filosofia, que acaba indo para Barcelona para poder começar a dar aulas em uma Escola de adolescente, e com uma maneira moderna e fora das regras de ensinara acaba ganhando a atenção dos alunos e a raiva e inveja de outros professores. Com três temporadas acompanhamos cada ano da formação dos alunos, observando seus dramas e conflitos da adolescência. Merlí acaba sendo mentor, em alguns momentos pai e em tantos outros amigo, dando assim uma aula de como cativar os jovens. Com cada episódio do seriado apresentando um filósofo acabamos ganhando uma aula sobre cada um deles pensavam e como podemos aplicar seus pensamentos em nossa vida.


A princípio podemos chegar até a comparar Merlí com a nossa série adolescente Malhação, mas logo vemos o tamanho da profundidade da série espanhola, com dramas que são vividos por todos, onde com certeza você irá se identificar com algum dos personagens. Para mim, a série foi uma viagem no tempo, um retorno ao meu tempo de estudante, pois assistindo eu vi vários conflitos que eu também já passei e como também tinha comportamento parecido em determinadas situações. Além disso, é sempre muito bom ver a liberdade dos jovens, a liberdade de sonhar sem limites e achar que tudo é possível. Isso não tem preço. Para os mais velhos podemos aprender com Merlí a melhor maneira de lidar com os jovens, de ajudá-los a crescer e ouvir seus conflitos. E olha, o que aqueles jovens viviam no seriado não eram situações fáceis. Havia o garoto mimado pela mãe, o filho de um pai autoritário aprendendo sobre liberdade, a menina querendo não ser vista como uma garota fútil. Merlí chega a ajudar um aluno a vencer a síndrome de pânico. 

Aos poucos nos simpatizamos com os personagens, inclusive com os professores, que também acabam enfrentando os conflitos da vida adulta, como a morte e a separação. Merlí também possui seus conflitos, seja amorosos ou de ter que morar com a mãe por não ter muito dinheiro. Durante a história existe até espaço para discussões politicas, já que é levantado a possibilidade da Catalunha se tornar independente da Espanha. A química entre os atores é excelente, onde vemos o quanto que eles acabaram por viver o seriado intensamente. O final do seriado é emocionante, ao ponto de arrancar lágrimas, sendo uma história fechada, já que sabiamente os produtores souberam acabar o seriado no momento certo, sem inventar mais histórias sem sentido. Para os amantes da Filosofia, seu conhecimento sobre o assunto ira crescer, já que acabamos conhecendo sobre diversos deles, e assim acabamos percebendo que aqueles pensamentos continuam muito atuais. Por isso não perca tempo, corre para ver Merlí, pois vale a pena, e muito!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA