Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

Olavo de Carvalho e o minimo que você precisa saber para não ser um idiota

quarta-feira, 10 de abril de 2019

Enfim terminei de ler o livro mais famoso do Filósofo brasileiro Olavo de Carvalho, chamado "O minimo que você precisa saber para não ser um idiota". De início não sabia o que esperar, achava que seria levantado algumas questões politicas para entendermos melhor como funciona o jogo, mas me surpreendi quando percebi que o contexto vai muito além disso. Olavo reuniu neste livro diversos textos que ele tinha escrito em vários jornais, divididos em vários assuntos específicos, como Religião, estudos, politica, entre outros. É interessante vermos o tamanho de informação e conteúdo apresentado, com muita clareza e verdade nas palavras. Olavo é muito criticado, principalmente pela esquerda nacional, mas temos que admitir que apesar de certa arrogância, ele consegue acertar em suas previsões, com textos escritos a mais de cinco anos atrás, mas que estamos vivendo aquelas palavras hoje em dia.


É difícil falar de um livro deste tipo, realizar uma resenha então nem se fale, pois este livro é um daqueles que você tem que ler aos poucos, meditar naquilo que esta descrito e deixá-lo sempre na prateleira, para estudos futuros. Com certeza ler ele apenas uma vez irá ser pouco, já que somos apresentados a assuntos profundos. É muito interessante vermos o estudo e seu pensamento sobre a politica de esquerda, onde Olavo desmascara completamente a ação e estratégias que eles usam, mostrando assim o porque ficarmos longe daquele tipo de ideia. Sobra até mesmo para o ex presidente americano Obama, um personagem pelo qual Olavo tem muita desconfiança e procura mostrar que ele não é americano. Vale a penas ler tais páginas. O que dizer então do famoso Fórum de São Paulo citado pelo caricato Cabo Daciolo nas últimas eleições? Neste livro Olavo mostra que Daciolo não estava nenhum um pouco errado, pois faz sentido aquilo que ele dizia.

Neste livro não existe assunto do qual Olavo não trate, e não é de maneira simples, é com muita destreza e sem pontas soltas, sendo difícil fazer alguma refutação de seus escritos. "O minimo que você precisa saber para não ser um idiota" foi um dos livros que mais demorei para ler, pois ele é muito grande, mas saiba que este é um livro obrigatório para aqueles que querem discutir politica neste dias, onde vemos muita gente falando coisas sem saber o que esta falando. Mas então você que gosta do penamento de esquerda ira difamar Olavo, dizendo que ele fala muita besteira, que ele é apenas um guru do governo de Bolsonaro. Mas saiba que lendo o livro na verdade o seu pensamento sobre tudo o que você acredita sobre o governo de esquerda irá mudar. Olavo acaba não sendo egoísta, nos apresentando diversos autores para lermos e mostrando um caminho para aqueles que querem ser eruditos e intelectuais. Olavo é perfeito e o melhor de todos? Não, longe disso. Mas hoje em dia é um dos que melhor fala dos assuntos que ele apresenta no livro, por isso se tornou um dos meus livros de cabeceira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA