Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

P. A Entrevista #23- Max Valarezo

terça-feira, 29 de agosto de 2017

Para os amantes do cinema a entrevista da semana é com o criador e apresentador Max Valarezo, do Canal do You Tube chamado EntrePlanos. Neste canal Max consegue trazer diversos ensinamentos sobre técnicas de filmagens, roteiros e outras ferramentas do mundo da sétima arte. Com uma edição sensacional os cinéfilos aprendem a cada semana algo novo em seu canal.




1-) Quais ensinamentos a sétima arte consegue nos transmitir?
São tantos que não dá nem para enumerar. Por um ponto de vista mais técnico, o cinema nos ensina como contar histórias de maneira visual, confiando na combinação entre imagem e som para que possamos conhecer personagens e tramas que possam nos prender a atenção. E com um olhar mais atento, podemos aprender muito sobre roteiro, sobre atuação, sobre fotografia, movimentos de câmera e qualquer outro componente da sétima arte. Já por um ponto de vista mais focado nos enredos que estão sendo contados, cada filme pode nos ensinar uma lição diferente, seja sobre história, sobre emoções, sobre como lidar com a vida. É uma gama imensa de temáticas que podemos encontrar.

2-) Para você, os filmes devem ser vistos com um olhar técnico ou emocional? Por quê?
Devem ser vistos com os dois tipos de olhares ao mesmo tempo. Porque um filme não é apenas um amontoado de aspectos técnicos. Ele é uma história, com uma mensagem, com temáticas, com conflitos humanos. E é o olhar emocional, a nossa capacidade de se envolver com os eventos e personagens , que vai nos permitir avaliar se aquele filme conseguiu ser envolvente ou não.

3-) Como surgiu a ideia de criar o canal EntrePlanos?
Quando ainda estava na faculdade, conheci um canal americano chamado Idea Channel. Os vídeos deles faziam análises sobre cultura pop, mas sempre de forma mais aprofundada, fazendo ponte com filosofia, história, ciência, entre outros. Esse canal me mostrou que seria possível falar de cultura no You Tube de uma maneira que fosse inteligente, mas sem ser pedante ou entediante. Depois, quando estava terminando a faculdade, decidi que meu TCC seria a criação de um canal no You Tube para falar sobre cinema com um olhar aprofundado, interessante e leve. Quando terminei meu TCC, estava no ar o EntrePlanos com o nosso episódio piloto, um vídeo sobre a representação que o filme "Monty Python em busca do cálice sagrado" faz da idade média.

4-) Como uma pessoa pode desconstruir um filme para capturar a mensagem que ele quer transmitir?
Para responder isso da melhor forma possível seria preciso dar um curso inteiro de análise cinematográfica, hahaha. Mas de forma resumida, é preciso estar atento a história e a como ela está sendo contada. Tentar achar padrões no filme (um tipo de evento que se repete, alguma fala, um arquétipo recorrente de personagem) ajuda a perceber quais podem ser os possíveis temas da trama, por exemplo, uma vez que se consegue identificar as principais temáticas de uma história, você consegue ter um olhar mais atento a outros elementos da narrativa que te façam entender as mensagens transmitidas.

5-) Quais foram os cinco filmes em que você absorveu grandes mensagens?
"A viagem de Chichiro" e o "Castelo animado" me ensinaram sobre apreciar a beleza que nos cerca e se deixar encantar com o mundo ao seu redor, mesmo quando se está fora da sua zona de conforto. "Na natureza selvagem" me fez entender melhor o valor de saber estar sozinho. "Blade Runner" foi a primeira ficção cientifica que me mostrou como histórias desse gênero podem nos ensinar muito sobre o que é ser humano. E "Um sonho de liberdade" é uma grande lição sobre como a arte pode nos salvar a alma, mesmo nos momentos de maior dificuldade nas nossas vidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA