Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

O que aprendi com Pep Guardiola

segunda-feira, 6 de março de 2017

No inicio do ano li o livro que conta a trajetória de Pep Guardiola no Bayern de Munique, onde acabei me inspirando pela liderança que ele exerce com o seu grupo e a maneira que ele encara o futebol. Realmente não é a toa que ele é um dos melhores treinadores do mundo. Sabemos que ele ganhou tudo com o Barcelona, ganhou a Alemanha com o Bayern e agora tenta ser bem sucedido com o Manchester City. Sendo assim queria apontar algumas características vencedoras de Guardiola.


1-) Obsessão

Essa é a principal característica de Guardiola. O cara é simplesmente obcecado por futebol. Ele pensa sobre o jogo o dia inteiro, fica planejando jogadas, pensando em como vencer e como tirar o melhor dos seus jogadores. O cara chega a ter um escritório em casa somente para estudar sobre futebol. Guardiola estuda quem são os adversários e como pode vence-los. Pep em dias de jogo fica tão ansioso pela partida que tem dificuldades até para comer. Isso mostra a sua paixão pelo jogo, mostra que aquilo que faz queima no seu coração, e por isso consegue ser um dos melhores na profissão.

2-) Tirar o melhor dos outros

Guardiola tem como um dos segredos do seu sucesso tirar o melhor daqueles que ele lidera, levar os seus jogadores a sentirem que podem chegar em um nível superior. Messi foi levado a ser o melhor do mundo, Iniesta e Xavi conseguiram formar o melhor meio campo do mundo, o time do Bayern aumentou o seu poder de fogo. Mas Pep é chato, pede para fazerem melhor, pede para repetir, testa novas funções para os jogadores e assim o resultado final é um time mais forte.


3-) Planejamento e estratégia

Jogos não são ganhos em apenas um momento, eles são ganhos através de muito trabalho e preparação. Guardiola é um treinador que investe no treinamento de sua equipe visando sempre o próximo jogo. Ele se prepara, ele fornece informações para os zagueiros em relação aos atacantes que irão enfrentar, ele mostra aos atacantes a melhor maneira de vencer a defesa adversária. Pep faz um planejamento de toda a temporada, para saber como jogar, quais jogos ir com força máxima, como lidar com contusões inesperadas.

4-) Não se acostumar com o sucesso

O grande problema dos vencedores é quando eles se acostumam com o sucesso. O grande perigo do sucesso é levar você a se acostumar com as vitórias para então ficar estagnado e não sair mais do lugar. Guardiola ganhou tudo no Barcelona, mas ao perceber que estava sem gosto pelo jogo decidiu ir para um novo desafio. O treinador é apaixonado por desafios e assim foi para a Alemanha e depois para a Inglaterra para buscar novos campeonatos, derrubar outros gigantes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA