Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

A história da Televisão no Brasil

terça-feira, 13 de fevereiro de 2024

Na década de trinta começou na Europa e nos Estados Unidos as primeiras transmissões televisivas do mundo, e em 1954 aconteceu nos EUA  primeira transmissão em cores. Mas e no Brasil, como isso começou? O inicio aconteceu em 18 de setembro de 1950, com a inauguração da TV Tupi, no Estado de São Paulo, com equipamentos que foram tragos por Assis Chateaubriand, fundando assim o primeiro canal de televisão em nosso país. No mês de janeiro de 1951 entrou no ar a TV Tupi do Rio de janeiro. Aos poucos diversas emissoras foram sendo fundadas no Brasil, como por exemplo a Rede Record em 1953 e a TV Rio em 1955. Em 1957 iniciaram as primeiras transmissões entre cidades brasileiras. A TV Continental trouxe com ela o inicio do Videoteipe. A TV Excelsior inaugurou em 1960, para dez anos depois sair do ar do ordem dos militares.


A principal rede de televisão do país, a Rede Globo, teve inicio em 1965, chegando no ano seguinte a comprar a TV Paulista, para iniciar a sua transmissão em São Paulo. Os anos sessenta e setenta foram de grande progresso para a rede televisiva brasileira, onde vimos a TV Bandeirantes começando em 1967 e a TV Universitária em 1968, que foi a primeira rede educativa do Brasil. Grandes nomes começam também a surgir, se tornando rostos conhecidos ao redor do país, como por exemplo Manuel de Nóbrega em "A Praça é nossa" na TV Continental. Chico Anysio apresentava a "Escolinha do professor Raimundo" pela TV Rio e Chacrinha iniciava o seu programa de auditório. Outro grande nome da televisão nacional, Silvio Santos, fazia muito sucesso na TV Paulista, passando em seguida a ter o seu programa aos domingos na Rede Globo. A TV Tupi fazia grande sucesso com as sua novelas, que acabaram por virar uma febre no Brasil, prendendo diversas pessoas na frente da televisão. A TV Globo crescia com "Os Trapalhões" e com os programas e nomes que adquiriu com a compra da TV Paulista.

O que fez a Rede Globo se tornar a grande e poderosa emissora do Brasil? O investimento do seu dono, Roberto Marinho, que trouxe Boni e Walter Clark para o time, que assim criaram o famoso padrão Globo de qualidade. A TV Record fazia sucesso com o "Festival internacional da canção", que tinha o patrocínio do governo federal. O maior programa jornalístico da televisão brasileira, o "Jornal nacional", teve inicio na Globo em 1969. A partir da década de setenta a transmissão e cores começou a se popularizar, assim como o inicio da TV Gazeta. Um dos grandes momentos da televisão foi a transmissão da Copa do mundo de 1970. A TV Tupi tentava enfrentar a Globo, contratando grandes nomes para a emissora, mas infelizmente ela teve que fechar as portas. Em 1976, Silvio Santos inaugura a sua emissora, a TVS, para em 1981 finalmente estrear o SBT, que se aproximava do povo com seus programas mais populares. A Rede Manchete teve inicio em 1983, chagando a fazer grande sucesso com algumas novelas e uma programação investindo em produções japonesas. Nos anos noventa a Manchete chegou ao fim, dando inicio a Rede TV em 1999. Como não falar da televisão nacional sem falar do combate dos anos noventa pela audiência do domingo, entre Gugu e Faustão? Foram momentos épicos. Grandes nomes surgiram, como Galvão Bueno, Xuxa, Raul Gil, Ratinho e tantos outros, mostrando o quanto que a televisão propagou em nosso país. Mesmo com o avanços dos streamings, as redes televisivas ainda são uma boa para quem gosta de assistir televisão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA