Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

Meio intelectual, Meio de Esquerda, as crônicas de Antonio Prata

segunda-feira, 19 de fevereiro de 2024

Um dos meus cronistas favoritos se chama Antonio Prata, que é um escritor que publica suas crônicas na Folha de São Paulo. Já faz muitos anos que gosto e procuro acompanhar aquilo que fala sobre a rotina e as situações comum da vida das pessoas. Sendo paulista, o que ele escreve ganha mais conexão comigo, pois ele retrata várias situações das quais também passo morando em São Paulo. Após muitos anos de publicação, Antonio publicou o seu primeiro livro reunindo suas melhores crônicas da década de dois mil, já que a publicação dessa obra é em 2010. O título do livro faz uma provocação, ao falar sobre sua linha de pensamento politica.


Antonio consegue reunir varias situações da vida comum, como a chatice com vizinhos de prédio, o comportamento paulistano e claro, trata de assuntos da politica brasileira, principalmente quando fala sobre a Esquerda nacional e as consequências do capitalismo. O existencialismo entra em cena na primeira crônica do livro, chamada "Os outros", onde fala que as pessoas simplesmente estão vivendo e fazendo alguma coisa, sem ninguém pensar em morrer. De forma humorística ele diz, que se morrer, tudo acaba. "Promessa" fala sobre um amor que poderá acontecer, um encontro, uma possibilidade de amor. Em "Bar ruim é lindo bicho", Antonio trata de forma muito engraçada os lugares que conhecemos antes deles ficarem famosos. Quem nunca teve um vizinho chato? Ele fala disso em "Pétalas e bitucas", ao contar sobre sua vizinha do andar de cima, que fica jogando as bitucas de cigarro em cima de suas plantas. A vida urbana é tratada em "Prédios", em uma reflexão de como a cidade é cheia de prédios, e que se fosse nos anos quarenta, não confiaríamos na segurança deles.

A crônica "Ornitorrinco" é sensacional, uma das melhores do livro. Ele fala que um dia todos iremos morrer, que não adianta só ter lembranças, temos que viver a vida na prática. "Subsolo 1" trata sobre viver a vida com o povo, pois para escrever sobre pessoas, precisamos estar com elas em seu ambiente. Sendo corintiano, Antonio chega a falar sobre Ronaldo jogando no Corinthians em um de seus escritos. Sabe quando você encontra uma pessoa do seu passado e a conversa não flui, por não ter mais assunto? Então, ele faz esse retrato em "Tem visto o pessoal?". De fato, as pessoas que conhecemos no passado não são mais as mesmas hoje, e nem nós mesmos somos. "Cruzamento" é muito inteligente, ao mostrar adultos no carro vendo adolescentes atravessando a rua na calmaria, mostrando assim as fases da vida humana. "100 por cento classe média" nos explica na prática o que é ser dessa classe, sendo aqueles que comem em comida por quilo. O vicio em álbuns de figurinhas da Copa do mundo é descrito em "Brilhante do Togo". As crônicas de Antonio Prata são muito boas, inteligentes e inspiradoras. Como escritor, ler "Meio intelectual, meio de Esquerda" é ótimo para ter ideias para também escrever minhas próprias crônicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA