Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

O caçador de pipas

segunda-feira, 12 de fevereiro de 2024

Esse livro escrito pelo autor Khaled Hosseini é uma das obras literárias que mais me emocionaram, e até hoje me lembro de uma cena marcante que quando li, apenas larguei o livro na cama impactado com aquilo que estava sendo descrito na trama. Khaled lançou essa obra em 2003 e anos mais tarde vimos sues escritos se tornarem um filme, que acabou ficando muito abaixo daquilo que ficou marcado nas páginas escritas por ele. Enquanto a trama principal vai acontecendo, vamos também conhecendo mais sobre o Afeganistão, que era um bom país, até a guerra civil e os terroristas transformarem a nação em um caos e desordem. Através do protagonista Amir, e seu amigo de infância Hassan, embarcamos em uma realidade difícil, envolvendo amizade, discriminação e relações familiares.


A trama nos mostra o pequeno Amir, que mora no Afeganistão. Infelizmente a sua mãe morreu no parto, causando assim um relacionamento horrível com o seu pai, chamado Baba, que não transmite nenhum afeto para o filho. Eles possuem um bom nome e dinheiro no país, possuindo empregados. Entre eles, Amir acaba fazendo uma forte amizade com Hassan, que tinha lábio leporino e era filho de uma empregada da família. O conflito começa quando Baba paga uma plástica para Hassan, e demonstra muito mais carinho por ele do que pelo seu próprio filho, Amir. Um dos momentos mais legais do livro e importantes no Afeganistão, era o campeonato de pipas, com Amir sendo sempre o destaque do torneio, enquanto Hassan era o caçador de pipas, sendo aquele que apanhava as pipas cortadas que caiam pela cidade. A primeira parte do livro se encerra com Amir vendo Hassan sendo abusado e não fazendo nada. Com o tempo, Amir chega também a acusar Hassan de um roubo, levando o garoto e seu pai a saírem da casa de Baba, que chora muito de tristeza. Os anos se passam, e Amir se sente atormentado pela traição que cometeu contra seu fiel amigo.

Enquanto isso, o Afeganistão vai se tornando um local perigoso, com um golpe de Estado acontecendo nos anos oitenta, que leva Baba e Amir a deixarem o país, primeiro morando no Paquistão, para e seguida chegarem a morar nos Estados Unidos. Vivendo na América, Baba vira feirante, até o dia de sua morte, enquanto Amir acaba se casando e se tornando um romancista famoso. É então que em 1999 Amir acaba retornando para Cabul, onde um amigo de seu pai conta tudo o que aconteceu no Afeganistão após a saída do protagonista de lá. Na verdade, Hassan era filho de Baba, ou seja, meio irmão do protagonista. Infelizmente Hassan acabou sendo morto pelo Talibã, mas seu filho chamado Sohrab ainda esta vivo, mas refém dos terroristas. Sendo assim, Amir decide que ira resgatar o sobrinho. Temos momentos emocionantes e cheios de suspense, já que o oficial Talibã é o mesmo garoto que um dia abusou de Hassan. Por fim, Amir consegue resgatar Sohrab, mas precisa lidar com os traumas do menino, que não fala e quase comete suicídio por não querer viver em um orfanato. Amir e a esposa conseguem adota-lo, já que eles também não podiam ter filhos. A cena final é de Amir soltando pipa com Sohrab, que finalmente solta um sorriso. Amir finalmente consegue se sentir livre da culpa que carregava consigo desde a sua infância. "Caçador de pipas" é um livro lindo e emocionante, que de fato toca profundamente os seus leitores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA