Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

Retalhos

segunda-feira, 4 de setembro de 2023

O escritor e desenhista Craig Thompson fez uma história em quadrinhos onde faz alguns recortes da sua própria vida, ao longo de mais de quinhentas páginas, buscando retratar momentos de sua infância e adolescente, passando pelas dificuldades da escola, o encontro com o primeiro amor e seus conflitos internos. Craig trata de um assunto a respeito de religiosidade, ao contar sobre suas experiências na igreja e como os pais tratavam e pensavam sobre isso. Desenhado em preto e branco e com ótimas ilustrações, Craig Thompson nos leva consigo para acompanhá-lo em uma jornada na vida de um jovem americano vivendo em uma cidade pequena.


Craig é um garoto que vive uma vida simples com os pais e o seu irmão mais novo em uma fria cidade dos Estados Unidos. Já no inicio ele nos conta que dormia na mesma cama que o caçula da família, o que cria um laço e uma conexão com ele. Isso nos leva a nossas próprias lembranças, principalmente para aqueles que são irmãos mais velhos, pois temos esse senso de proteção e cuidado. É legal ver a amizade infantil entre eles, e como usavam aquela situação para realizarem brincadeiras usando a imaginação. Com o passar dos anos, Craig nos conta que cada um ganhou a sua própria cama, mas ainda assim gostavam de estar juntos. Algo que ele fala bastante ao longo da trama é sobre o seu relacionamento com a religião. Ele não critica, mas mostra que muitas regras fizeram com que ele ficasse distante. ainda mais quando ele, um ótimo leitor, começou a ter diversos questionamentos não respondidos. O contexto em que ele estava inserido de fato precisaria de mais sabedoria e conhecimento para poder direcionar o jovem no caminho da fé.

O protagonista da história sempre foi diferente, seja por conta de cabelo e visual como também pelo seus estilo, sempre quieto. Isso o colocava sempre longe da popularidade, como vemos em um acampamento da igreja onde ele congregava. O roteiro chega no seu clímax quando Craig conhece a jovem Raina, que a princípio também se mostra ser uma pessoa diferente das demais. Os dois acabam se aproximando e Craig passa uma semana na casa de Raina, com os dois se aproximando bastante, tanto emocionalmente como também fisicamente. Ainda assim, esse primeiro amor não resiste, tanto pela distância como pelos pensamentos de ambos, que vão se distanciando. Isso nos fala sobre a primeira paixão, quando se acha que será a pessoa da sua vida, mas que não existe garantia de que você ficara com esse seu primeiro amor para sempre. Craig quebra os laços familiares quando vai para a cidade grande estudar e investir na vida como ilustrador. A conexão com o irmão ainda existe, ainda mais quando ele visita a sua cidade natal, e vemos que o mais novo casou e teve filhos. Craig passeia pela cidade, pela sua antiga escola, e memórias surgem na sua mente. E de forma doce, Craig guardou a colcha que Raina havia bordado para ele nos tempos de adolescência. Enfim, "Retalhos" é uma HQ sobre reflexão e sobre momentos, que apesar de serem da vida do Craig, podem refletir nas nossas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA