Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

A culpa é das estrelas

segunda-feira, 18 de setembro de 2023

O escritor John Green se tornou ao longo dos anos o especialista em tramas para adolescentes, misturando diversos elementos que atraem os leitores dessa faixa etária. Podemos ver em suas obras um núcleo jovem bastante descolado, assim como também um contexto dramático que busca amadurecer os seus personagens. Sem dúvidas, o livro mais famoso do autor é "A culpa é das estrelas", que emocionou muitas pessoas ao redor do mundo, ao trazer um romance adolescente sem uma certeza de um final feliz. O livro vendeu muito bem, ao ponto de ganhar um filme, além de diversos diálogos serem lembrados, como por exemplo o "Ok, ok". Como sempre, o livro é melhor que o filme, e aqui vamos falar de drama juvenil de grande sucesso no mundo dos livros.


Tudo começa com a jovem de dezesseis anos Hazel, que foi diagnosticada com câncer raro e terminal. Com pouco tempo de vida ela acaba saindo da escola, e vive com um cilindro de oxigênio, que precisa carregar para todos os lugares, sem saber quanto tempo possui de vida. Sem uma vida social, a única pessoa que a garota conversa é Isac, que também esta com câncer. Através dele, Hazel começa a fazer amizade com Augustus, um jovem de dezoito anos que esta em remissão da doença. Augustus usa uma prótese nas pernas, já que no passado acabou tendo que amputar uma delas. Apesar de todo esse contexto relacionado a doença, o livro não busca focar nisso, mas o objetivo é mostrar que é possível ter uma vida e aproveitar os bons momentos e as amizades, mesmo sem saber quando será a linha final da vida. Mas na verdade, quem o sabe na verdade? Começamos então acompanhar a proximidade entre Augustus e Hazel, que se comunicam bastante através do celular. Os sentimentos entre os dois cresce e passam a namorar, voltando a trazer alegria para a vida da garota.

Hazel é uma leitora, e o seu livro favorito é "Uma aflição imperial", do escritor Peter Van Houten. O problema é que a obra não teve o seu final. Disposta a descobrir os motivos e conhecer o autor, Hazel acaba indo em uma viagem para Amsterdã junto com Augustus. É nesse contexto com os dois se aproximam ainda mais. A decepção fica por conta de Peter Van Houten ser um babaca, destratando os jovens. Mesmo com tanta frustração com o escritor, Hazel é surpreendida por Gus, que faz com que a viagem na Holanda seja ótima. No retorno as coisas começam a  ficar dramáticas, pois o câncer de Gus acaba retornando, e passamos a ver a dramática luta do jovem pela vida, enquanto o lindo amor entre os dois vai ganhando seus últimos dias. A trama começou com todos achando que Hazel iria falecer, mas nos surpreendemos com a precoce morte de Gus. O namoro entre os dois é que ajudou Gus a ter uma morte serena. Ambos acabaram aproveitado o tempo juntos, sabendo que o aquilo que experimentaram foi de verdade. "A culpa é das estrelas" busca mostrar que não temos controle daquilo que acontece conosco, mas que podemos viver e desfrutar da vida, enquanto a temos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA