Acredito que Jaspion é o Tokusatsu mais famoso e importante da história da Televisão brasileira, pois foi a Série que iniciou a leva de tantos outros Tokusatsu que chegaram por aqui. Me lembro de ainda criança correr para assistir Jaspion, onde eu gostava da Armadura que ele usava, assim como também da Espada, lutas e roteiro apresentado. Na minha infância era vendido até mesmo a sua Espada e seus Action Figures, que eu tive e gostava muito, pena que perdi. Mas enfim, Jaspion é um sucesso no Brasil, tanto que quando o Tokusatsu Spielvan chegou foi chamado de Jaspion 2, apenas para navegar no sucesso do Metal Hero. A Série estreou em 1985, contendo 46 episódios, concluindo muito bem a sua história. Por isso, neste texto quero falar melhor sobre esse clássico a Televisão japonesa.
O Fantástico Jaspion
sexta-feira, 30 de abril de 2021
A trama mostra o jovem Jaspion tendo que combater Satan Goss e seu império. Para conseguir vencer este vilão, Jaspion precisa juntar fragmentos da Bíblia galáctica para saber como derrotar o vilão. Além disso, o grande rival do herói é MacGaren, que vestindo sua Armadura preta produz ótimas lutas contra Jaspion. Para mim, MacGaren é um dos melhores vilões das Séries Tokusatsu. As aventuras do herói se passam em outros Planetas e não apenas na Terra. Os personagens secundários também são bem legais e produzem alguns momentos cômicos, como a Androide Anri e a bebê alienígena Miya. Além disso, Jaspion possui seu Robô chamado Daileon, que desculpe a repetição, mas é um clássico dos Tokusatsus. Outros personagens surge para ajudar Jaspion, como Boomerman, que é um Policial da Interpol. Suas aparições são muito boas. Jaspion também é um protagonista cômico, e durante os episódios até mesmo uma mudança de cabelo acontece, saindo o Black Power para um alisamento. E não é só isso, as roupas do personagem também eram bem cafonas, seria o estilo dos anos oitenta no Japão?
O roteiro é muito bem construído, chegando até mesmo a incluírem o Pássaro Dourado, que é um ser que Satan Goss teme. Vemos assim diversos componente da Bíblia sagrada, inspirando alguns pontos do Tokusatsu. A Série é concluída muito bem, tendo um final que consegue sim atingir o seu objetivo. Sabe o mais interessante? Jaspion não fez sucesso no Japão, não estando entre as Séries favoritas do público nipônico, onde Gavan e Sharivan fizeram muito mais sucesso. Por outro lado, aqui no Brasil Jaspion foi um fenômeno, conseguindo até mesmo criar diversos Produtos secundários, chegando até mesmo a ter um Mangá original produzido aqui no país, roteirizado por Fabio Yabu. Outro ponto positivo é a trilha sonora, com uma abertura inesquecível, chamada "Come On Boy". Se você assistir nos dias de hoje com certeza verá vários defeitos e muitas coisas toscas, mas acredite, na época eram coisas grandiosas. Ainda assim acho que vale a pena acompanhar Jaspion, que consegue criar uma ótima mitologia em um roteiro bem produzido.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário