Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

Terapia

segunda-feira, 9 de dezembro de 2024

Os quadrinhos no Brasil não são fáceis de darem certo, quando falamos dos quadrinistas nacionais. Mas em 2011, através de uma plataforma on line, o desenhista Mario Cau se juntou aos roteiros de Rob Gordon para embarcarem no mundo da mente e psicóloga humana. Com desenhos belíssimos e uma trama muito bem feita, vimos a história sair do on line para ganhar a sua versão física, tendo sucesso entre muitos leitores. O nome do protagonista não nos é informado, mas é um jovem loiro, com seus vinte e poucos anos, acaba por passar por uma crise interior, começando assim a fazer terapia. Com seu terapeuta ele traz seus dilemas, angustias e problemas, enquanto vê seu psicólogo usando diversas metáforas nas conversas, falando inclusive a respeito de algo que une os dois. A música, mais precisamente, o Blues.


Quando começamos a ler a trama, logo vemos que o protagonista se parece muito com o cantor Kurt Cobain, parecendo ser uma referencia musical, já que os autores são fãs de música. É interessante que em cada sessão, acabamos por mergulhar na mente do jovem, e tudo é mostrado com um visual muito colorido e bonito. O jovem fala com seu terapeuta a respeito do relacionamento com os pais, das situações de quando fica nervoso e inclusive das situações e dilemas que passa com sua namorada. Para quem gosta de Blues, notará diversas referencias ao estilo e a diversos músicos. A conexão entre o terapeuta e seu paciente é muito boa e tudo flui muito bem. O que também é mostrado é que o terapeuta também tem os seus dilemas, passando também por terapia, onde ele pode ser ele mesmo com suas crises, não apenas um profissional da saúde que precisa tratar de alguém. Não temos uma narrativa profunda e um drama aterrorizador, mas temos uma trama muito fluida e leve, que vai percorrendo em uma vida comum, no cotidiano normal de uma pessoa.

O jovem coloca para fora em suas sessões, diversos dilemas que nós também passamos. Ele faz questionamentos sobre o uso do dinheiro e sobre o capitalismo. Ele também toca em pontos como a frustração, de não se achar bom o suficiente para estar com uma garota linda ao seu lado. A cada sessão o vemos desabafar e falar sobre a vida. Rob Gordon com seus texto busca mostrar que todo mundo precisa passar por terapia, pois isso nos faz mais leve e nos ajuda a seguir em frente em nossa caminhada. Não temos nada clichê e nada chato, pois o roteiro toca em um assunto muito falado atualmente, a saúde mental. Sobre os desenhos, eles são ótimos e muito bem produzidos, sendo nítido a arte que Mario Cau consegue fazer com seus desenhos. De fato, tudo é muito profundo e muito bonito de se ler, e você vai se sentindo também na cadeira daquele jovem, que fala por nós sobre tudo aquilo que também podemos pensar e sentir. O Blues é a música certa para embalar essa história, já que também fala em suas letras sobre os sentimentos humanos. "Terapia" ganhou dois volumes de forma física e garantiu prêmios como o HQ Mix. Para quem gosta de quadrinho nacional e uma trama humana, "Terapia" é leitura obrigatória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA