Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

O Bug do milênio

quinta-feira, 27 de julho de 2023

Quem lê sobre isso nos dias de hoje acha isso muito estranho, mas para quem viveu a virada do século, sabe que o bug do milênio era um fato real e que causava medo e apreensão em muita gente. Me lembro que estava com meus doze anos, e aguardava com muita expectativa a virada de ano de 1999 para o ano 2000. Será que o mundo iria acabar? As máquinas e todo mundo iria travar? Eram dúvidas que foram criadas ao longo de todo aquele ano. Para quem acha que aquilo foi besteira, quero lhe dizer que não era. Talvez foi um momento de exagero, mas o bug do milênio foi um marco histórico de uma população que estava entrando no mundo da internet.


Apesar de algumas pessoas já lidarem com a internet e o mundo tecnológico desde o início da década de noventa, foi após 1996 que as coisas começaram a ficar mais acessíveis e os dados começaram a não serem mais analógicos, com as grandes empresas usando computadores para realizar as a suas operações. Os bancos guardavam os dados das pessoas, as companhias aéreas comandavam seus aviões através do computador, os arquivos do mundo começavam a fazer parte do mundo moderno, onde os papeis eram deixados de lado e a tela do computador se tornava comum. Pois bem, agora imagine só, com algo tão novo, como os computadores iriam ler a mudança do século? Sendo que a base de construção deles não pensava em uma virada de século. Ele poderiam sair de 1999 para voltar para 1900. Sendo assim, tudo se tornaria uma confusão, onde dados bancários poderia sumir, aviões poderiam cair e o mundo iria entrar em um colapso. Deu-se assim o nome de bug do milênio, um momento onde a humanidade poderia viver uma grande bagunça no mundo.

Olhando com os olhos de hoje, em 2023, podemos até afirmar que tudo isso foi uma besteira, um delírio coletivo. Mas não é verdade, pois tudo aquilo que foi anunciado poderia ter de fato acontecido. Talvez tenha havido um exagero maior do que de fato era a realidade, mas que um bug poderia ter ocorrido, é muito verdade. Sabendo do problema que poderia colapsar o mundo e os dados de muita gente, as empresas de programação e tecnologia investiram fortemente nos computadores e seus softwares, para que ele viessem a entender que o planeta Terra iria passar por uma mudança de século. Com isso, conforme o relógio foi alcançando meia noite e dia primeiro de janeiro de 2000 ia acontecendo, o mundo não acabou. Não aconteceram explosões, nenhum avião caiu e ninguém perdeu dinheiro por causa do bug do milênio. Claro que alguns computadores e programas apresentaram problemas com a mudança de ano, mas foram corrigidos rapidamente. Afinal, o bug do milênio aconteceu? Sim e não. Podemos afirma que foi um momento que a humanidade passou, mas também dizer que não aconteceu nada grave, pois as empresas de tecnologia se adiantaram ao problema, mas manteriam aquele clima de tensão do que poderia vir acontecer. Mas naquele ano, falar do bug do milênio era muito bom.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA