Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

Pearl Jam- Vs.

sábado, 1 de abril de 2023

Depois do sucesso do álbum "Ten", a banda Pearl Jam tinha um grande desafio pela frente, o de tentar superar aquilo que eles fizeram no disco de estreia. Se no primeiro trabalho o Pearl Jam conseguiu encher as rádios de sucesso, aqui no álbum "VS" as coisas vão por um caminho diferente, já que a banda assume o gênero grunge e traz musicas mais densas, tanto instrumentalmente como também em relação as letras. O Nirvana era a grande banda do momento e puxava o movimento, assim Eddie Vedder embalou por esse mesmo túnel, em um disco com um número menor de hits, mas que ainda assim traz uma banda mais sólida, que fazia grandes shows em apresentações ao vivo.


Lançado no ano de 1993, "VS" seguia a linha mais rock and roll, e tinha poucas baladas dentro do álbum. A canção de maior sucesso acabou sendo 'Daughter", que é leve e lembra as músicas do primeiro álbum. A letra fala sobre uma filha, onde o pai diz não estar preparado para aquilo que ela quer mostrar. A primeira canção é um rock no melhor estilo grunge chamada "Go", onde forma bruta Eddie Vedder canta para ninguém segui-lo, para não ir no caminho dele. "Animal" também possui uma letra forte, dizendo que ele prefere ser e estar com um animal. As guitarras também estão presente em "Glorifed", que tem uma letra falando a respeito do uso de armas nos Estados Unidos. Uma canção que acho ruim e "WMA", que é conduzida por uma bateria ao fundo por toda música. A sua letra fala a respeito da policia. "Blood" é bem potente e agressiva, com muitos gritos de Vedder. Uma das canções desse álbum que mais gosto é "Rearviewmirror", onde as guitarras guiam ela enquanto Eddie interpreta sua letra. Me parece muito um rock mais indie.

Seguindo com a temática mais suja do grunge, o Pearl Jam canta "Rats", falando simplesmente a respeito dos ratos. É então que a banda toca uma das melhores canções de sua trajetória, com "Elderly woman behind the counter in a small town", que possui um estilo mais folk, fugindo das guitarras. Seguimos então com músicas com um estilo mais leve, onde é perceptível que Eddie Vedder tem raízes na música folk americana. "Indifference" é lenta, destacando a voz do vocalista, assim como "Hold on", com apenas violão, onde Vedder fala sobre resistência. As guitarras e os instrumentos de rock retornam apenas na instrumental "Cready stomp". Por fim temos a leve, tocada no violão, "Crazy Mary", que tem uma letra no estilo storytelling, com o vocalista contando a história de uma mulher louca chamada Mary. Nesse álbum o Pearl Jam demonstra mais solidez e domínio criativo, já que não se repete canções com refrãos grudentos e grandes hits, mas letras mais autorais e densas, mostrando que o Peal Jam havia conquistado o direito de tocar aquilo que eles queriam de verdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA