Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

O Dinizismo vence o primeiro título

quinta-feira, 13 de abril de 2023

Sou um grande admirador do trabalho do Fenando Diniz, que tem uma ideia de jogo que se destaca entre a mesmice dos outros treinadores. Sua fama já esta ultrapassando o oceano, levando o brasileiro a ser comentado na Europa. O seu estilo tático, colocado como um jogo apoiado, de toque de boa e controle de jogo é chamado carinhosamente de Dinizismo, um nome que o treinador não se incomoda. Ao contrário, ele mesmo fala da importância de falar sobre esse estilo e poder influenciar outras pessoas a verem o jogo de outra forma. Alguns anos atrás escrevi um texto sobre Diniz, ainda sendo técnico do São Paulo. Anos depois, finalmente Fernando conquista seu primeiro título da carreira, o campeonato carioca.


Fernando Diniz sempre foi muito elogiado, mas também muito criticado, com muitos falando que sua forma de pensar futebol era bonita, mas não era efetiva. Se o clube contratasse Diniz, teria que se preparar para ver um jogo diferente, mas não contaria com troféu. Isso acompanhou o treinador por muitos anos, ao ponto de parecer que ele seria como um Bielsa, que pensa o futebol com uma nova visão, mas que possui pouquíssimas conquistas na carreira. Diniz começou no Audax de São Paulo, levando o clube até a final do campeonato paulista de 2016. Chamava atenção o toque de bola e controle da posse durante a partida, e o técnico acabou sendo contratado pelo Atlético-PR, onde conseguiu aprimorar a sua ideia de jogo. Com passagens por Fluminense, São Paulo e Vasco, os títulos não vieram e muito foi questionado sobre seu trabalho, até que 2023 trouxe seu primeiro troféu, como dissemos anteriormente, o título do campeonato carioca, vencendo o poderoso Flamengo de Vitor Pereira. 

O primeiro troféu do Fernando Diniz acabou sendo a Taça Guanabara, mas convenhamos, não acredito que esse troféu pode vir a ser considerado um título, pois o que vale mesmo é a fase final do torneio. Quando o Flamengo venceu a primeira partida por 2 a 0, a missão do Fluminense ficou muito difícil. Na partida de volta o que vimos foi uma aula de futebol do Flu, que bateu o rival por 4 a 1, conquistando o campeonato. Além disso, o time jogou bem, trabalhou a bola e foi superior, ao estilo Dinizismo que conhecemos. A alegria  a vibração do treinador foi nítida, e acredito que agora após a primeira conquista, o peso sai de cima dele e ele fica mais leve para vir a ganhar novos campeonatos. Mas o que me chama a atenção em Fernando Diniz vai além do que acontece dentro de campo, mas na forma que ele enxerga o futebol. Na sua coletiva de imprensa tivemos uma aula do Diniz, onde ele cita que o mais importante não é o troféu, mas no desenvolvimento de jogadores, na prática de trabalhar no potencial de cada um. Um exemplo disso é o volante Bruno Guimarães, que começou no Audax e hoje joga no Newcastle. Ele é muito grato a Diniz. Jogadores como Ganso, Felipe Melo e tantos outros não se cansam de elogiar o trabalho do Fernando. O técnico do Fluminense agrega muito ao futebol, tanto por seu estilo tático como por sua humanidade em trabalhar com seus atletas. Parabéns Fernando Diniz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA