Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

Ascensão e crise do Partido Novo

terça-feira, 11 de abril de 2023

Não é segredo para ninguém que nosso país ainda é uma criança quando se fala de democracia. Já passamos por coisas deploráveis, debates que nos davam vergonha e muitas brigas que davam vergonha de ver, com diversos personagens caricatos na politica nacional. Após corrupções envolvendo o PT, o povo começou a entender mais sobre politica e passou a estudar mais sobre o assunto. Com isso, diversos novos personagens entraram nesse mundo buscando um espaço. Foi nessa onda que surgiu o Partido Novo, que vinha com uma proposta de quebrar a linha de políticos velhos e com uma mentalidade ruim, para que surgisse pessoas que conheciam sobre o assunto e possuíam uma nova visão democrática. Acontece que as coisas não saíram como o planejado.


João Amoêdo era o principal rosto do partido, com ideias novas e uma boa comunicação, logo atraiu diversos eleitores, que enxergavam nele uma curva para uma futura mudança. Amoedo se candidatou a presidência do Brasil em 2018, mas não teve nem chances de ir ao segundo turno. Tudo bem, esse não era o principal objetivo dele, mas sim o de colocar o seu rosto em cena e apresentar o Partido Novo. Ainda assim, ao longo dos anos o Novo conseguiu colocar diversos políticos nas bancadas de seus Estados e cidades, com muitos vereadores e deputados assumindo cadeiras importantes no cenário governamental do país. Tudo parecia estar no caminho certo, com João Amoêdo crescendo e podendo vir a ter chances de ganhar algum cargo importante. Mas as decisões do seu principal nome acabaram por criar um racha no partido, e com isso as pessoas já não enxergavam o Novo como um partido que mudaria algo, surgindo brincadeiras que eles estavam seguindo as velhas ideias com apenas uma roupagem diferente.

Mas o que fez com que tudo viesse a ruir? Primeiro temos que falar de outro nome do partido, Romeu Zema, que também teve o seu nome sendo fortalecido, mas que pensava totalmente diferente de João Amoêdo. Zema conseguiu um grande feito em 2022, ao conseguir vencer as eleições para o governo de Minas Gerais. Com isso, ele demonstrou apoio a Jair Bolsonaro, seguindo aquilo que já era esperado, chegando a ter inclusive conflitos com Luis Inácio Lula. Por outro lado Amoêdo surpreendeu a todos e decidiu apoiar Lula, causando sérios problemas no partido. Como que o Novo seguira velha ideias se o seu slogan e objetivo era o de apresentar um caminho diferente? Pois bem, João acabou sendo afastado do partido, mas se recusando a largar o fundamento que ele começou, chegando a criticar a direção do partido, os culpando pelo fraco desemprenho das ultimas eleições. Um outro problema que prejudicou o Novo foi a forte polarização entre Bolsonaro e Lula, que não deu espaços para o Novo debater e apresentar suas ideias. Hoje em dia o Novo já não é uma esperança para uma restauração politica no Brasil, sendo considerado um partido como os outros, mas com apenas um logo bonito e uma roupagem moderna. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA