Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

Quem foi Roberto Dinamite?

quinta-feira, 19 de janeiro de 2023

Quando criança já ouvia falar muito sobre ele, um dos maiores goleadores do futebol nacional, ídolo do Vasco e que lotava o Maracanã com muitas pessoas querendo vê-lo jogar. Na última semana o maior ídolo da história do Vasco acabou falecendo, mas deixa um legado gigante para o futebol brasileiro. Dinamite era uma pessoa muito querida, e inspirou diversos jogadores vascaínos, como por exemplo Edmundo, Pedrinho e Felipe. Um grande amigo de Zico, junto com o galinho, encantou multidões nos clássicos carioca, além de ser o maior artilheiro da história do campeonato brasileiro, carioca e do clube do Vasco. De fato, Roberto gerava uma explosão de alegria nos torcedores.


Roberto Dinamite começou a jogar futebol no Vasco em 1971, com apenas dezessete anos, sendo a grande esperança para o Vasco ser um dos grandes do futebol brasileiro. Sua primeira passagem pelo clube vascaíno aconteceu entre 1971 a 1980 onde colecionou títulos e marcou muitos gols decisivos. Em 1974 Dinamite conquistou o campeonato brasileiro contra o Cruzeiro, além de ser sido o artilheiro da competição com 16 gols. Ele também foi campeão do campeonato carioca em 1977. Foi então que o Barcelona contratou o jogador e já na sua estreia marcou dois gols. O problema é que o técnico que o contratou foi demitido e assim ele perdeu seu espaço, voltando a jogar no futebol brasileiro. Para a surpresa de muitos, ele quase fechou contrato com o Flamengo para poder jogar com Zico, mas na última hora Eurico Miranda entrou em cena e trouxe o craque de volta para São Januário. Foi na década de oitenta que Dinamite venceu o maior número de títulos.

Nesse meio tempo Roberto Dinamite jogou duas Copas do mundo, a de 1978 e na lendária equipe de 1982, onde infelizmente os títulos não vieram. No seu retorno ao Vasco o atacante fez um jogo histórico contra o Corinthians no Maracanã, quando marcou cinco gols em apenas uma partida. Dinamite também viu surgiu um garoto marrento e bom de bola, chamado Romário, com que formou uma ótima dupla de ataque. Até o fim de seu ciclo no Vasco ele ganhou mais quatro títulos cariocas, o de 82,87,88 e 92, esse, aos 38 anos de idade. Ele ainda chegou a jogar na Portuguesa-SP e no Campo Grande, mas o seu nome foi marcado eternamente na história do Vasco. Vamos aos recordes de Roberto? Ele é o maior artilheiro do Vasco com 708 gols, o maior artilheiro do campeonato carioca com 284 gols, o maior artilheiro de São Januário com 184 gols e maior artilheiro do campeonato brasileiro com incríveis 190 gols. Roberto Dinamite foi um dos grandes do futebol brasileiro e a sua história esta marcada, seja com recordes como também com uma estátua em São Januário. Obrigado Dinamite, você foi explosivo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA