Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

Marte Um, um ótimo filme nacional

terça-feira, 17 de janeiro de 2023

O melhor filme brasileiro do último ano sem dúvidas foi Marte um, tanto que quase foi escolhido como representante para concorrer um prêmio no Oscar. O filme faz parte de uma cena mineira que vem acontecendo faz algum tempo, com ótimas produções. O roteiro faz leves criticas ao cenário politico atual no Brasil, mas não é o ponto central. Na verdade tudo em gira em torno de uma família simples em Minas Gerais, que acaba passando por turbulências normais na vida. O garoto Deivinho é muito bom no futebol, mas um sonho surge em seu coração, de participar da missão ao planeta vermelho, Marte Um.


Wellington é um pai de família tradicional, que trabalha como porteiro de um prédio, e seu desejo é que o filho se torne jogador profissional e ajude na situação financeira da família. As coisas começam a abalar o seu mundo quando a filha mais velha Eunice decide morar sozinha com uma amiga. É muito difícil para os pais verem um filho sair de casa, e vemos assim a síndrome do ninho vazio, quando um filho sai de casa e deixa os pais com saudades. Por outro lado a mãe da casa, chamada Tércia também o seu mundo ruir quando participa de um quadro de piada na televisão e fica com um trauma. Ela pensa que o azar esta sobre ela. A trama tem a participação do jogador Sorín, que arruma um teste para Deivinho. Tudo vai por água abaixo quando Deivinho quebra a perna e perde o teste, para decepção do pai. Wellington também é demitido do trabalho e seu escape é beber, quebrando sua abstenção de muitos anos. Vemos assim a família chegando em crise em todas as esferas.

O filme fala sobre sonhos impossíveis e quanto podemos acreditar naquilo que desejávamos na infância. Deivinho é muito bom de bola, tinha tudo para se dar bem, mas escolhe um outro caminho. Ele não esta iludido, pois sabe que é muito difícil disso acontecer, mas porque não tentar ir atrás do que ama de verdade? Um dos diálogos mais legais é quando Eunice escuta o irmão lhe contar sobre Marte Um, e ela da uma risada. Mas explica que não é por deboche, mas por estar surpresa. Ver Tércia passar por problemas psicológicos mostra uma realidade de muitas pessoas que passam por isso. Também é de cortar o coração ver Wellington chorando ao se despedir de Eunice. Marte Um é muito bonito e sua simplicidade mostra como é a vida comum de uma família brasileira. Filhos saem de casa, problemas acontecem, mas sonhos também nascem. A cena final é a família reunida em cadeiras na laje olhando para as estrelas. Wellington pergunta se é caro investir no sonho de Deivinho, e o garoto diz que sim, mas o pai encerra dizendo "A gente da um jeito". É isso, sonhos são para corrermos atrás, e com o apoio familiar. Marte Um é um belo filme dirigido por Gabriel Martins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA