Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

Guia dos estádios- Anacleto Campanella

domingo, 8 de janeiro de 2023

Vou começar hoje uma série de textos que vai de encontro com um projeto que tenho em mente faz alguns anos, o de visitar os mais diversos estádios do Brasil, e quem sabe do mundo. Quero contar as minhas experiências com o local, comportamento de jogo e de torcida. Não quero me prender a gosto por times ou pelo meu time de coração, mas quero escrever sobre a experiência do estádio. O primeiro que quero falar é sobre o estádio da minha terra natal, São Caetano do sul. Já vi muitas partidas no Anacleto Campanella, então vamos embarcar nessa jornada pelos estádios do Brasil e do mundo.


A primeira vez que entrei no Anacleto Campanella foi em um treino do São Caetano, onde o principal objetivo era ver o Túlio maravilha treinar. Meu primo disse que o treino era aberto e me levou para assistir. Em um dia de sol durante a semana do ano 2000, e me sentei naquele cimento para ver o time treinando, e se não em engano Túlio fez gol, não vou me recordar se isso é uma verdade ou apenas uma memória afetiva. Eu só comecei a ver partidas no estádio mesmo quando o meu tio começou a e levar para ver os jogos do São Caetano pela série B do Paulistão, em uma fase em que o time da cidade estava muito bem e o estádio lotava na maioria das vezes. Foram ótimas experiências, onde via os jogos no setor coberto, comendo aquele doces e bons amendoins vermelhos. Quando o time ganhou a vaga para a Série A, eu estava lá, debaixo de chuva, atrás do gol de Silvio Luís, comemorando o título.

O Anacleto Campanella tem capacidade para 16 mil pessoas, passando por algumas reformas para chegar a esse número, que acompanhou o crescimento do time na década de dois mil. Grandes times do Brasil passaram a jogar no Anacleto, onde cheguei a ver uma partida da equipe pelo Brasileirão contra o Atlético-MG. Duas partidas que fui me marcaram. Primeiro em 2004 contra o Boca Junior pela Libertadores da América. Que experiência incrível, o estádio estava completamente lotado, a torcida cantava músicas provocando Maradona e pude ver Tevez jogando bem de perto. Também foi nesse estádio que vi o Palmeiras jogar pela primeira vez em 2009, tendo Keirrison no ataque da vitória palmeirense. Em um jogo festivo também tive a chance de vê o ainda menino Neymar jogando. O Anacleto Campanella é um estádio raiz, com a torcida bem próxima do gramado, com um setor coberto sendo um local para o bom futebol raiz. A torcida não é das melhores, pois já vi jogos com 200 pessoas com pouca intensidade, já que o time do ABC não ajudava. É um bom local para ver jogos, seja qual for a sua posição na arquibancada e com um gramado que em boa fase atende as expectativas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA