Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

A morte do Superman

segunda-feira, 2 de janeiro de 2023

Uma das histórias que mais movimentou noticia nos anos noventa foi a morte do Superman. Para você ter uma ideia, aqui no Brasil a noticia foi dada até mesmo no jornal da televisão. O mundo dos quadrinhos não estava acostumado em ver personagens famosos morrerem, até porque como a trama seguiria e os gibis seriam vendidos sem o protagonista da história? Mas isso de fato aconteceu, em 1993, em uma história produzida por Louise Simonson e Dan Jurgens. A trama não consistiu apenas na morte do Superman, mas foi seguida por diversas tramas, que concluiu com o retorno do Superman.


Ao ler essa trama não espere um roteiro bem trabalhado e argumentos fundamentados. Não, nada disso. O Superman morre é na pancadaria mesmo, em uma luta de muitos socos e golpes contra o vilão Apocalypse. O monstro estava a solto na cidade destruindo tudo e nada poderia pará-lo, até que Superman parecendo ser o único que pode derrotá-lo, mas foi um engano, já que por mais que o herói tentasse bater e derrubar Apocalypse, não conseguia resultados. O monstro aplica uma surra em Superman, que cai morto no chão, nos braços de sua amada Lois Lane. Metrópoles fica em silêncio e os heróis ficam sem resposta, e o arco se encerra com o famoso "Funeral para um amigo", com todo universo DC enterrando o Superman. É uma história bem legal, com heróis como Batman, Mulher maravilha, Flash e outros participando da carretada e enterro do amigo.

Com a cidade sem um super herói surgem quatro novos superman, com cada um deles querendo assumir o posto principal da cidade. Aparece o sagaz Erradicador, o chamado Aço, Superciborgue e o jovem clone Superboy, que é o meu favorito com sua jaqueta preta e cheio de força da juventude. Também de forma nada espetacular temos o retorno do Superman a vida, e agora com um visual diferente, mais cabeludo. Como ele se esconde na identidade secreta do Clark Kent, o seu alter ego também foi dado como desaparecido e é encontrado em um plano armado por ele debaixo do escombros dos prédios derrubados por Apocalypse. Recuperado, agora Superman enfrenta Apocalypse mais uma vez e dessa vez consegue a vitória. A trama não é espetacular, mas o que vale aqui é o momento histórico, já que a morte do Superman mexeu com todo universo DC, além de gerar ousadia em outros roteiristas, para também fazerem coisas diferentes com os personagens. Em todas adaptações do herói em outras mídias, houve uma adaptação de uma trama que é um marco para o herói de Krypton.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA