Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

A Cidadela, os desafios da vida de um médico

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2022

Este é um clássico livro que busca mostrar como é a vida de um médico, revelando seus dramas, suas crises e como se comporta em situações onde a vida de alguém depende de suas ações corretas. Agora imagine tudo isso acontecendo nos anos trinta, onde de fato a história acontece. Escrito por A. J. Cronin, que também é médico, ele buscou escrever relatos daquilo que já havia ouvido e também testemunhado durante a sua jornada na medicina. O protagonista é o jovem médico Andrew Manson, que após se formar começa a exercer o seu trabalho com muita dedicação, e assim começamos a ver a sua jornada por esse mundo, e os desafios de exercer a sua profissão. 


Como todo iniciante em uma profissão, Andrew se esgota ao máximo e se dedica totalmente para o seus pacientes. Ele também acaba por conhecer a bela Christine, uma professora, e por fim se casa com ela. Juntos eles visualizam uma ótima vida e ele começa a trabalhar em meio a uma vila onde trata dos trabalhadores das Minas de carvão. Aqui o autor faz uma critica para este tipo de trabalho, que faz com que diversos camponeses fique doentes por conta do trabalho duro. É neste primeiro momento que Andrew vive a sua primeira crise como médico, ao ter que salvar um homem preso dentro da Mina. O problema é que durante o trabalho ele fica sabendo que sua esposa teve a gravidez interrompida. A tristeza veio sobre o casal e os anos foram se passando, fazendo com que Andrew viesse a questionar a sua vida e se valia a pena tanta dedicação.

Andrew foi um médico que nunca entrou na máfia dos médicos da cidade. Pois era comum médicos passarem remédios desnecessários aos cliente para ganharem mais dinheiro. O protagonista do livro acaba entrando nesse esquema após tantas decepções, além de começar a ter problemas no casamento e trair a esposa. Andrew acaba acordando apenas quando cai em si e percebe o quanto esta sendo desonesto. O livro traz assim uma critica pesada ao sistema de saúde da Inglaterra, sendo que uma década mais tarde entrou o modelo que perdura até os dias de hoje, melhorando o sistema de saúde inglês. O ponto alto da trama é quando Andrew decide ajudar uma moça com Tuberculose, tratando ela de forma correta e arrancando a jovem dos abusos financeiros de outros médicos. Infelizmente Andrew fica viúvo e é processado por usar meios naturais para o tratamento da moça doente. Por fim ele tem sua inocência provada e fica feliz em ter salvo a jovem. O médico passa então a viver uma vida nova, em uma nova cidade. A cidadela é um livro clássico, que trata de assuntos importantes para a sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA