Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

P.A Entrevista #2 - Jorge Cerqueira

segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

A entrevista da semana é com Jorge Cerqueira, um homem que desafia o seu corpo através das corridas de rua. Jorge é Ultramaratonista, onde ele já correu corridas de 24 horas. Além de correr essas corridas de longa distância ele também já participou de diversas corridas, indo de 5 km até 42 km, ou seja, as famosas maratonas. Jorge também é sargento da força área e possui um blog de corridas de rua chamado jmaratona.


1-) Como começou a sua paixão pela corrida de rua?
Foi depois de um processo de emagrecimento, pois no passado era magro e odiava correr, ai depois que entrei no quartel era obrigado a correr. Depois de já ser antigo no quartel eu dava um jeito e não corria mais, até que quando cheguei a 35 anos de idade estava sedentário e cheguei a 100 quilos, onde quase enfartei. Indo ao médico ele me orientou a fazer dieta e voltar a praticar as corridas, onde emagreci 35 quilos. Em 2001 passou na televisão um comercial falando da meia maratona do Rio e aquilo me despertou e resolvi me inscrever para correr os 21 km. Os meus amigos diziam que eu não iria conseguir, mas na largada pedi a Deus para completar a corrida e quando soou a corneta tudo para mim era novidade. Completei os 21 km em 1h55 min muito feliz da vida e mostrei para todos que com determinação é possível conseguir tudo e então a partir dessa corrida não parei mais de correr.

2-) Quais são os seus maiores obstáculos em uma corrida? (mente,corpo,clima)
Para mim é o clima, pois não estou acostumado com o frio. Aqui no Rio é só calor, mas na Ultramaratona de 24 horas em 2013 em Santa Maria, no sul do Brasil, chegou a fazer 7 graus e eu sofri um pouco.

3-)Por que correr Ultramaratonas?
Sempre tive dentro de mim a sensação de testar os meus limites nas longas distâncias. Na Ultras os objetivos que me dão prazer são as distâncias e as dificuldades acrescidas. Conquistar km após km, etapa após etapa e superar cada dificuldade e concluir a Ultra para mim é uma vitória. O que importa é que esse objetivo exista e que sirva para me manter motivado a fazer ainda mais e melhor. E se no caminho podermos ajudar nem que seja motivando, outra pessoa a fazer o mesmo, então essas dificuldades passam a ter um significado ainda mais especial.

4-) Como funciona o seu processo de treinamento para as corridas?
No meu caso que corro Ultras, os treinos diários são na parte da manhã e a tarde. Quando estou me preparando para alguma Ultra nos finais de semana tem treino a madrugada inteira. Tudo isso para adaptar o meu corpo a correr seja de dia ou de noite ou até de madrugada. No sol e na chuva.

5-) Quais foram as corridas mais importantes que já participou?
foram as cinco corridas a seguir:
-Meia Maratona do Rio em 2001, a primeira que eu participei
- Duas Ultramaratonas de 12 horas em Macaé, no Rio de janeiro, onde sou bi campeão e o recorde da prova é meu com 126 km.
- Duas Ultramaratonas de 24 horas em Santa Maria, no sul, onde sou bi campeão e o recorde da prova é meu com 208 km.


Um comentário

  1. Rafael grato pela reportagem em seu blog ficou showwww, espero que com essa reportagem incentive muita gente a correr, principalmente aquelas pessoas que estão no sedentarismo.
    Que Deus te abençoe e te ilumine...Vou seguir o seu blog e te desejo bons treinos,

    Jorge Cerqueira
    www.jmaratona.com

    ResponderExcluir

 

POPULARES DA SEMANA