Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

A jornada do herói

quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Você sabia que a maioria dos roteiros para filmes, livros e seriados seguem um padrão? Sim, e esse padrão de se escrever historias possui o nome de Jornada do Herói, que foi mostrada pelo escritor Joseph Campbell. Vários filmes possuem muita semelhança entre si, e tudo isso é uma estratégia para conseguir a atenção e a empatia do público. Vamos então ver quais são os pontos dessa teoria e os filmes que a utilizam:


1- Mundo comum
É quando o herói é mostrado no seu mundo, o seu local de convívio, onde ele esta habituado a viver. Temos  como exemplo o Frodo vivendo a sua vida normal no Condado, Neo em "Matrix" vivendo sua vida normal em seu trabalho, Luke em "Star Wars" vivendo uma vida normal no seu planeta de origem, Harry Potter vivendo com os tios em um sótão

2- Chamado a aventura
Chega um momento em que algo acontece que faz com que o herói saia da sua rotina, um chamado para cumprir a missão. Frodo é levado a destruir o anel, Neo é chamado para sair da Matrix, Luke é levado a se aventurar no mundo Jedi, Harry Potter encara a aventura no mundo dos bruxos.

3- Recusa ao chamado
Se você observar na maioria dos filmes o herói sempre recusa o primeiro chamado para a aventura.  Frodo não achava certo um Hobbit sair para uma aventura, Neo a principio não se aceitava como o salvador, Luke não queria virar Jedi, Harry Potter é proibido pelo tio de ir para Hogwarts.

4- Encontro com o mentor
Todo herói precisa de alguém para levá-lo a subir de nível e aprender algo novo. Gandalf ensina Frodo a ser forte, Neo tem Morpheus como mentor, Luke é ensinado por Yoda a ser Jedi, Harry Potter tem o amigo Hagrid para ajudá-lo.

5- Travessia para a aventura
É quando o herói é levado a atravessar como que um portal para começar a se aventurar. Frodo parte com a sociedade do anel para a missão, Neo toma as pilula para sair da Matrix, Luke entra no meio da guerra espacial, Harry Potter atravessa o beco diagonal.

6- Testes, aliados e inimigos
A aventura se inicia e então o herói passa por testes, encontra aliados e os inimigos tentam impedi-lo de cumprir a missão. Frodo entra em uma equipe e enfrenta inimigos na jornada, Neo entra na equipe de Morpheus e tem o agente Smith como inimigo, Luke se torna amigo de Han solo e Leia e ainda tem que lutar contra o império, Harry Potter se junta a Hermione e Ron e tem que lutar contra Voldemort.

7- Aproximação do objetivo
O herói se aproxima do objetivo da missão, mas acontecem tensões e conflitos que deixam tudo indefinido. Frodo e a equipe lutam com os inimigos, Neo inicia seu treinamento com Morpheus, Luke passa por combates no espaço, Harry Potter passa pelos desafios em Hogwarts.

8- Provação máxima
Quando o conflito chega no nível máximo e o herói é posto a prova. Frodo se ve sozinho e tendo que lidar com Smigol, Neo vê Morpheus ser raptado e agora tem que resgatá-lo, Luke tem que enfrentar Darth Vadder, Harry Potter tem que lutar com Voldemort.

9- Conquista da recompensa
Depois de vencer o desafio o herói acaba por receber a sua recompensa. Vemos Frodo destruir o anel, Neo derrotando Smith e salvando Morpheus, Luke se torna Jedi e derrota o império, Harry Potter encontra a pedra filosofal e derrota Voldemort.

10- Caminho de volta
Em alguns filmes essa parte pode até não existir, é a parte mais curta do roteiro. é quando o herói retorna para o seu mundo original. Frodo retorna para o Condado, Neo volta da batalha como o salvador, Luke retorna como um Jedi, Harry Potter volta para o mundo dos trouxas.

11- Depuração
É quando depois do fim do arco principal o herói ainda tem que resolver alguma coisa que tinha deixado para trás, como uma trama secundária. No caso de Harry Potter ele ainda tinha que vencer a disputa entre as casas de Hogwarts e Luke resolver a questão do triângulo amoroso entre ele, Leia e Han Solo.

12- O retorno transformado
O herói volta para a casa, mas desta vez ele esta transformado, as lutas o fizeram ser alguém mais forte. Frodo volta mais experiente e forte depois da jornada do anel, Neo agora é o salvador e a esperança dos humanos, Luke um cavaleiro Jedi, Harry Potter retorna ansioso para voltar a Hogwarts e sabendo da sua origem.

Perceberam algo em comum? Pois é, é assim que funciona a jornada do herói e vemos isto em diversos filmes. Aqui usamos como exemplo Senhor dos anéis, Matrix, Star Wars e Harry Potter, mas você pode fazer essa análise com diversos outros filmes.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA