Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

P.A Entrevista #38 - Etiene Medeiros

quarta-feira, 11 de setembro de 2019

Tivemos a honra de conversarmos com a atleta olímpica Etiene Medeiros. Ela é atualmente o grande nome da natação nacional, conquistando diversas medalhas nos campeonatos que disputa. Etiene foi a primeira mulher a ganhar uma medalha de ouro em um campeonato mundial de Natação e nos jogos Pan-americanos. Além disso, ela é também recordista das Américas nos 50m costas tanto nas piscinas longas como em piscinas curtas. Na entrevista falamos sobre a responsabilidade de ser medalhista, sobre o esporte no Brasil e os desafios que ela enfrenta na Natação. Então conheça um pouco mais da atleta e sobre seus desafios e dificuldades competindo em um esporte de alto rendimento.


1-) Como você se envolveu com o esporte? Por quê escolheu a Natação?
Quando criança, meus esportes favoritos eram o Ballet e o Basquete. Porém, por ter diagnóstico de Asma, meus pais resolveram me colocar na Natação quando eu tinha 2 anos, porque naquela época os médicos já apontavam como uma forma de tratar essa doença que não tem cura, mas que com bom treinamento aos poucos ela pode desaparecer ao longo do tempo. E assim fui. Aos 8 anos comecei a competir e integrei a equipe do Sport Recife e em seguida do Nikita-SESI

2-) Quais as maiores dificuldades de disputar competições de alto rendimento? Como você se prepara para os desafios?
A maior dificuldades esta em competir em alto nível e conseguir fazer a recuperação a tempo das próximas provas que estão previstas, ou na própria competição em que estou disputando, ou até mesmo nas próximas caso haja uma sequência intensa, como foi no Mundial da Coreia do sul  e logo depois nos jogos Pan-americanos de Lima, no Peru. Antes de todos os grandes eventos nós fazemos um macro e um micro planejamento quando esta chegando perto. Sempre definimos uma meta técnica de tempos a serem batidos. Treino muito para chegar sempre no mais alto nível possível, mas sei que não posso ser tão dura comigo, nem com minha comissão.

3-) Como você enxerga a Natação no Brasil hoje? Existe apoio?
Acho que a Natação brasileira esta vivendo o seu melhor momento já a alguns anos. Tivemos grande destaque nos Jogos Pan-americanos, com uma equipe que teve êxito, ao conquistar 30 medalhas e bater o recorde em relação aos últimos Pan. Dos 34 nadadores, 31 conquistaram medalhas , ou seja, obtivemos êxito. Ma sempre temos coisas a melhorar.

4-) Hoje você é o principal nome da Natação feminina. Como você encara isso? Existe pressão por resultados?
Sei bem o que representa isso, de ser o principal nome da Natação do país. Não somente em termos profissionais, mas também no lado pessoal o crescimento para mim é muito bom. Hoje me dou bem com essa representatividade, as pessoas me olham como exemplo e acho isso muito gratificante e motivador, para chegar nas competições bem. Minha missão mesmo é mostrar para as pessoas que elas são capazes de correr atrás dos sonhos que elas querem alcançar, sendo o mais tranquilo e divertido possível quando o assunto é a área do esporte. Por isso, encaro de forma natural a pressão que possa existir por resultados.

5-) Quais os seus próximos objetivos na carreira? Como esta a preparação para disputar as Olimpíadas de Tóquio?
O foco agora, passado o Mundial e o Pan, é descanso mental, principalmente, e também físico, logicamente. Preciso de descanso e esses dias tem sido importantes. Devo voltar a nadar apenas no fim de Agosto, após o dia 26. Este ano tenho alguma competições importantes, como o Mundial Militar, etapas da Copa do mundo e o Troféu José Finkel. Para depois pensar na preparação especifica para os jogos Olímpicos de Tóquio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA