Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

Derrick Rose foi melhor que Stephen Curry?

terça-feira, 3 de setembro de 2019

Parece absurdo a comparação, mas não é. Quem acompanhou a NBA no inicio da década viu o jovem Derrick Rose, com apenas 22 anos sendo escolhido como o MVP da temporada em 2011, sendo o mais jovem a ganhar esse prêmio. O jogador do Bulls não ganhou aquele prêmio na sorte, pois o cara jogou muito naquele ano, com dribles rápidos e com um jogo de muita profundidade carregava o Chicago Bulls em busca de um resgate dos tempos de vitória de Michael Jordan. Nesse texto quero comparar D-Rose com o jogador que revolucionou o estilo de jogo da NBA e assim ganhou os holofotes se tornando o simbolo do Golden State Warriors. Falo de Stephen Curry, que com suas mortais bolas de três pontos conseguiu vencer três campeonatos e se tornou MVP por dois anos consecutivos. A pergunta que quero trazer é a seguinte; cada um jogando no seu auge, no melhor da carreira, quem foi melhor? Qual deles apresentou um jogo mais produtivo? Quem foi mais decisivo? Derrick Rose ou Stephen Curry?


Derrick Rose foi a primeira escolha do Draft de 2008 e trouxe a esperança de volta para a cidade de Chicago. Com a camisa número 1 nas costas Rose teve uma temporada perfeita em 2011, conseguindo levar o Bulls aos Playoffs, além de como tínhamos dito, se tornou o MVP mais novo da história. Com um basquete bonito de se assistir, com muita habilidade o jovem tinha um futuro brilhante pela frente e era questão de tempo para o craque conquistar seu primeiro anel da NBA. Foi então que veio uma lesão grave no joelho e ele nunca mais foi o mesmo. Com um retorno prematuro, com muita mídia em cima ele acabou se machucando novamente. Depois disso as lesões se tornaram repetitivas e Rose desanimou, decaiu e passou por vários times e tenta retornar a jogar seu melhor jogo. Do outro lado da Conferência surgiu Curry, sendo a sétima escolha do Draft 2009, que acabou ganhando destaque de verdade em 2015, quando venceu como MVP e também o campeonato pelo Golden. No ano seguinte ele se tornou MVP com 100% dos votos, algo inédito na liga e mais tarde venceu mais dois campeonatos, se tornando o "cara" da NBA, revolucionando o estilo de jogo, onde o foco agora estão nos arremessos de três pontos. Depois de Curry a NBA nunca mais foi a mesma.

Mas afinal, daria para comparar os dois jogadores? Sim, é possível, até porque os dois são contemporâneos e seguem em atividade. A grande frustração fica por conta das lesões de Rose, que se estivesse 100% poderia travar grandes duelos com o craque dos Warriors. Na minha opinião, no auge Rose jogou um basquete mais plastico e mais bonito, com dribles encantadores pra os amantes do bom basquete de rua. Curry sem dúvidas terá um nome maior na história da NBA, tanto pelos prêmios individuais como também pelos títulos conquistados. Para o jogo Curry também leva vantagem, pois marcar pontos de três ganham mais jogos do que arremessos de dois pontos, que era o estilo de Rose. Acontece que não podemos definir um jogador ser melhor do que o outro por causa de arremessos de três pontos, já que o basquete envolve muito mais coisas do que isso. Rose teve um tempo menor no auge, infelizmente, mas tinha um potencial para ir mais longe e talvez até ganhar mais prêmios de MVP da temporada, disputando com Curry ano a ano. Não vou me abster, prefiro ver Rose jogar e acho ele mais jogador que Curry, mas é inegável que o craque do Golden tem potencial para ser ainda maior na NBA, e assim sua sala de troféus será maior e seus resultados melhores, enquanto D-Rose por conta das lesões dificilmente jogará aquilo que jogou anos atrás. Quem ganha com isso são os fãs de Basquete, que assistem dois grandes craques na quadra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA