Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

O Rock brasileiro dos anos 80

quarta-feira, 9 de outubro de 2019

Após um período de Ditadura Militar os ânimos estavam aflorados no Brasil, onde todo mundo tinha algo para falar, principalmente no meio dos jovens. O Brasil estava mudando, a capital Brasilia ainda era uma cidade muito nova e dali saíram muitas Bandas que acabaram revolucionando o país com suas canções cheias de protestos. Enfim, os anos oitenta foi o momento de maior sucesso do Rock nacional, onde as Bandas tocavam em Rádios, participavam de programas de Televisão e se apresentavam em grandes festivais. Com letras que falavam coisas mais concretas, com belas melodias era muito bom ouvir o Rock produzido naquela época, onde em vários cantos do Brasil pipocavam diversas Bandas de sucesso. Neste texto quero falar de diversas delas e como elas conseguiram transmitir suas mensagens através da música.


Enquanto nos dias de hoje sofremos com musicas sem sentido e letras vazias, o Rock nacional dos anos oitenta apresentou uma diversidade de letras e estilos, seja nas roupas ou nas canções. Em Brasilia surgiu primeiro os Paralamas do Sucesso, liderado por Herbert Vianna, que chegaram a tocar no Rock In Rio de 1985, um marco e motivo de comemoração para a cena do Rock nacional. Canções como "Óculos", "Lanterna dos afogados" e "Meu Erro" dominavam as Rádios. Mas Brasilia ainda tinha muito mais a oferecer, e em seguida veio talvez a grande Banda nacional daqueles anos, a Legião Urbana, que com Renato Russo se transformou em uma verdadeira Legião de fãs por todo país, os levando ao topo rapidamente, com músicas falando de amor, com letras que tocavam a alma, tamanho a profundidade da escrita de Renato Russo. Da capital nacional ainda tivemos Bandas de sucesso como Plebe Rude e o Capital Inicial, que com o carisma de Dinho Ouro Preto tem seus fãs até os dias de hoje. No Sul do País o Rock nacional também chegou forte e apresentou seu melhor representante, os Engenheiros do Hawaii, onde Humberto Gessinger trouxe ótimas músicas como "Infinita Highway" e "Revolta dos Dândis".

No Rio de Janeiro o Rock nacional também explodia, e foi com a Banda Blitz que todo movimento começou, pois com um jeito irreverente Evandro Mesquita trouxe grande sucessos da música brasileira, como "Você não soube me amar" e "A dois passos do Paraíso". Anos mais tarde fomos apresentados ao Barão Vermelho, uma Banda explosiva e com letras muito boas, além de ter no seu vocalista Cazuza um dos melhores letristas do Brasil. Não podemos nos esquecer das músicas do polêmico Lobão. Na cidade de São Paulo as Bandas que surgiam traziam letras com mais protestos, talvez sendo um reflexo da vida da própria cidade. Assim, o Titãs puxava a fila com um Rock muito puro e letras que não poupavam ninguém. Outras Bandas paulistas de sucesso na época foram o Ira, Ratos de Porão e o Rock comédia do Ultraje a Rigor. Sem dúvidas, os anos oitenta foi um momento especial do Rock, onde essas Bandas vendiam muito, tendo espaço para todos. Nos anos noventa algumas dessas Bandas não conseguiram manter o mesmo sucesso, mas muitas delas continuam até hoje na ativa, mantendo antigos e conquistando novos fãs. Por fim nos lembramos com carinho daquela época, que foi um momento muito bom para o Rock no Brasil, que ajudou no surgimento de diversas outras Bandas da década seguinte, mas isso é assunto para outro texto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA