Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

Rio de janeiro, governo e a corrupção do Estado

sexta-feira, 12 de novembro de 2021

O Rio de janeiro é uma cidade linda, com certeza o seu apelido de cidade maravilhosa não é a toa. Quem já foi para o Estado sabe do que estou falando. Particularmente, gostaria de ir para o Rio muitas vezes durante o ano ou até mesmo morar por lá. O problema do Rio de janeiro infelizmente está em seu governo, na forma como as coisas acontecem. É um Estado onde existem guerras entre facções, Milícias nas comunidades e uma violência que ultrapassa o que vemos em outros lugares. Talvez tudo isso seja um reflexo dos seus líderes políticos. Você sabia que os governantes do Rio de janeiro foram afastados ou preso? A lista é grande, e talvez isso nos ajude a entender superficialmente o que ocorre no Estado.


Muitos Governadores do Rio de janeiro respondem processos na justiça, pelos mais variados motivos. Entre seis Governadores, cinco já foram presos, e um deles, Sérgio Cabral, permanece na cadeia. Mas não pense que o problema dos cariocas com a política começou agora, pois desde o seu primeiro Governador, já vemos os problemas aparecerem. Moreira Franco governou o Rio entre 1987 a 1991. Naqueles anos, mesmo com criticas, não teve problemas com a justiça, só que tudo mudou quando em 2019 foi preso em consequência da investigação da operação Lava Jato. Ele hoje está solto, respondendo as acusações em liberdade. Anthony Garotinho era uma esperança para o Estado, pois apresentava um novo caminho. Acontece que ele acabou sendo preso por cinco vezes desde o dia em que saiu do cargo, sendo acusado por corrupção, falsidade nas prestações de conta e por envolvimento com organização criminosa. Quem não se lembra de sua vergonhosa prisão, quando acabou até mesmo passando mal. Hoje Garotinho também responde as acusações em liberdade.

Em 2003 a esposa de Garotinho, chamada Rosinha Garotinho, assumiu a governança do Rio de janeiro. O tempo passou, mas em 2017 ela também acabou sendo presa junto com o marido, acusada de crimes eleitorais. Ela ficou presa por uma semana, mas também responde em liberdade. Se observarmos bem, existe uma linha narrativa. Eles governam, passam os anos e então são acusados e presos por seus crimes. Infelizmente a conclusão é sempre a mesma, onde eles acabam respondendo em liberdade por seus atos. O único governador que permanece preso é Sérgio Cabral, que foi condenado através da ação Lava Jato, ganhando uma pena de 233 anos. Será que fez pouca coisa? São onze ações contra ele, e o ex governador permanece preso na zona oeste do Estado. Quando parecia o fim da corrupção, eis que temos mais um caso. Luiz Fernando Pezão também foi preso acusado de abuso político. Nas ultimas eleições Wilson Witzel vendeu a ideia de acabar com a corrupção e violência. O resultado foi mais violência e mais corrupção, com Witzel sendo afastado do governo. É triste, mas o Rio de janeiro hoje sofre, sendo um reflexo do seu contexto político, infelizmente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA