Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

Harry Potter e sua importância na literatura

quarta-feira, 17 de novembro de 2021

Para os fãs do bruxo de Hogwarts este mês é uma data muito importante, pois são vinte anos do lançamento do primeiro filme da trama no cinema. Quando Harry Potter estreou ele já possuía uma base de fãs muito boa, mas depois do filme houve uma explosão gigantesca no público, criando uma cultura e uma base fenomenal de pessoas que se agradaram por sua história. Um dos grandes motivos para o sucesso é o fato do personagem crescer junto com os fãs, criando hoje um ar de nostalgia para aqueles que acompanharam a saga desde o inicio. Eu mesmo li os livros antes dos filmes. Na verdade li os dois primeiros e gostei muito da escrita da autora e do tom de aventura. Sim, Harry Potter é importante na literatura mundial.


Durante a época dos lançamentos dos livros existia uma discussão enorme para saber se Harry Potter era importante para a literatura mundial, se poderia desenvolver e ajudar os jovens a lerem mais. Para aqueles que apenas gostam dos clássicos, talvez a saga do bruxo seja inútil e fraca, mas na verdade J.K Rowling conseguiu atrair um novo público para o mundos dos livros, formando assim diversos leitores que começou a ler por conta da saga do Harry. Composto por sete livros, acompanhamos um mundo fantástico, onde Harry Potter descobre ser filho de bruxos e que tem o direito de estudar em Hogwarts para se tornar um verdadeiro bruxo. Junto com os amigos Rony e Hermione, ele vive grandes aventuras enquanto acaba tendo que lidar com o vilão Voldemort, que tem o objetivo de matar Harry. A construção desse universo é excelente, tanto pela trama como também pelos personagens. Durante a história acontecem diversas reviravoltas, além de situações que fazem com que você se apegue aos protagonistas.

Acredito que Harry Potter tem um legado muito grande no universo literário, onde posso afirmar que daqui a alguns anos será considerado um clássico da literatura. Mas por quê? O motivo é o quanto que a saga influencia e agrada as pessoas. Se você fazer uma pesquisa ira perceber que pessoas entre 20 e 30 anos são absurdamente fãs da saga e possuem um carinho enorme por Harry Potter. É muito comum vermos pessoas maratonarem seus filmes e lerem todos os livros escritos, além de desejarem uma continuação. Outro ponto importante é que J.K Rowling conseguiu criar uma formatação de livros que se tornou um roteiro de sucesso para outros atores. Já percebeu quantos livros surgiram com a mesma premissa de aventura após o sucesso que ela escreveu? A saga é um recorde de vendas até os dias de hoje, a sua autora é seguida por milhões e todas as suas palavras possuem um peso e relevância. Trazendo temas importantes como amor, amizade e aventura, o sucesso foi uma consequência. Sim, Harry Potter é um fenômeno de nossos tempos, sendo a saga mais importante, relevante e de sucesso da nossa geração. Afinal, Harry Potter é literatura? Sim, e das boas. Os números mostram isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA