Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

Senna

sexta-feira, 13 de dezembro de 2024

Um dos grandes personagens da história do esporte se chama Ayrton Senna, piloto de Fórmula 1 que foi tri campeão mundial, tendo grandes história ao longo de sua carreira, em que vimos rivalidade, perseverança e determinação para alcançar os seus objetivos. O fim trágico, com a morte de Senna na pista, o levou para ser uma lenda do automobilismo, que fez com que sua vida fosse transformada em uma série produzida pela Netflix, que com seis episódios muito bem produzidos, buscou mostrar a carreira e a vida do piloto através da ficção. Como um fã de Ayrton, a série não me agradou. Se formos falar sobre produção, efeitos e cenas de corrida, achei tudo sensacional. Acontecesse que o roteiro com tudo muito corrido e encavalado, me fez preferir os documentários sobre Senna, do que o seu seriado da Netflix.


Quando falamos dos atores, não podemos negar, o elenco é muito bom, com elogios principalmente para Gabriel Leone, que interpresou Senna de maneira excelente, o que só prova o seu talento e o quanto vem crescendo no mundo do cinema. A vida de Ayrton Senna é uma grande trama de muita superação e esforço, e cada episódio busca retratar uma fase de sua jornada no automobilismo, começando pelo Kart, quando ele tem seu título retirado por conta de uma decisão de Jean-Marie Balestre, o homem que manda na FIA. Aos poucos vemos o roteiro transformando ele em vilão, o que de fato para o brasileiro acabou sendo, pois também o impediu de lutar pelo campeonato de 1989, algo também mostrado na série. Acompanhamos Senna galgando espaço na Fórmula1, passando antes pela Fórmula Ford e depois pela Fórmula 2000, onde ele acabou vencendo e parando por um tempo de pilotar, por conta de sua esposa, com quem casou muito cedo. A vida pessoal de Senna é mostrado e foi  o que mais causou polemica na mídia, já que vemos o relacionamento dele com a primeira esposa, depois com Xuxa e muito pouco de Adriane Galisteu, sua última namorada, e de quem a família do piloto não gostava muito.

Uma personagem feita apenas para a série se chama Laura, que é uma jornalista que acompanha o piloto desde o inicio da carreira. Ela nunca existiu, mas acaba sendo uma representante de todos os jornalistas que acompanharam Ayrton em sua carreira. As cenas de corrida são sensacionais, muito bem produzidas, em que são mostradas pistas lendárias, como Silverstone, Interlagos e Mônaco, onde Senna ganhou o apelido de rei de Mônaco. Temos boas cenas no principado, como quando Senna com uma Toleman quase vence na chuva, impedido novamente por Balestre, e depois quando ele tem uma experiência sobrenatural pilotando a sua McLaren. Após dirigir na fraca Toleman, o brasileiro passou para a Lotus e em seguida dirigiu a McLaren, quando teve sua grande rivalidade com o francês Alain Prost, o protegido de Balestre. A rivalidade entre os dois é mostrada de 88 a 90, com Senna vencendo dois títulos e o francês um só. Vemos em cada episódio a garra e o desejo de Ayrton, buscando ser sempre o melhor e o mais rápido. Claro que grandes momentos são deixados de lado, devido ao número de episódios, mas seu relacionamento com os pais, a vitória lendária em Interlagos e o amor que os brasileiros sentiam pelo piloto estão lá. O fim, com a morte de Senna dirigindo o carro da Williams são mostrados, e nesse pequeno recorte, apesar de não ser o melhor deles, nos mostra a grandeza de Ayrton Senna e o que ele representou para a Fórmula 1 e para o esporte mundial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA