Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

Brasil garantido na Copa 2022. Ainda torcemos pela seleção?

quarta-feira, 24 de novembro de 2021

A seleção brasileira garantiu vaga na Copa do mundo de 2022 com uma campanha excelente, a melhor da história do Brasil. Tite conseguiu junto com seus comandados garantir o Brasil com a liderança das Eliminatórias, mostrando não ter problemas com os adversários do continente. Com mais uma competição mundial chegando, não vemos tanta empolgação com a seleção como havia em outros anos, nos levando a questionarmos algumas coisas. A seleção ainda representa o povo brasileiro? Os torcedores torcem pelo Brasil? Acredito que sim, ainda que não seja tão intenso como na última década. Com tantas incertezas precisar analisar quais as reais chances do Brasil vencer mais uma Copa do mundo.


Não é a primeira vez que o Brasil possui tanta desconfiança para uma competição. Quando venceu a Copa em 94 e 2002 a seleção não era uma das favoritas e venceu. Já em outras edições como 2006, acabamos frustrados com uma derrota. O problema é que o Brasil não joga contras as seleções europeias com frequência, criando um certo tipo de incerteza por falta de testes contra equipes mais fortes. Jogar contra equipes da América do sul não mostra qual é a real força dos brasileiros a nível mundial. Basta olhar a campanha das Eliminatórias, onde o Brasil foi superior no futebol e no número de pontos. Os dois times que mais causar problemas foram a Colômbia e a Argentina, que venceu uma Copa América dentro do nosso país. Tite precisa ter uma estratégia para conseguir lidar contra equipes com um modelo mais tático e compacto, assim como contra equipes que se fecham de forma excessiva. Não acho o trabalho de Tite ruim, é o melhor que temos no momento. Mesmo com algumas convocações estranhas, ele consegue montar boas táticas para lidar com os adversários.

A minha maior preocupação esta relacionada ao talentos de nossos jogadores. Tudo segue muita concentrado no Neymar, e isso não é culpa do jogador, mas da falta de talentos individuais como tínhamos em outras gerações. Não temos um jogador que consiga dividir a criatividade e responsabilidade como o nosso camisa dez. Rafinha é o nome que surge no momento, mas precisamos ver como ele vai lidar em uma competição como no nível de uma Copa do mundo. E quanto a torcida? É verdade que hoje nossa seleção não possui um apego emocional muito forte aos torcedores, muito por conta do time ser composto por jogadores que jogam na Europa, e assim não existe um laço forte com os fã. Existe distancia, tanto regional como na comunicação, onde vemos jogadores darem entrevistas frias e sem personalidade. Ainda assim, quando vemos a camisa amarela em campo torcemos, e torcemos muito. Acredito que seria bom termos mais jogos em nosso país, para aproximar o público do time. Criticas sempre existiram a equipe, mas Tite tem a chance de ao ganhar a Copa trazer um novo nível de conexão a uma geração de jovens que nunca viu o Brasil ganhar uma Copa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA