Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

Novela, o patrimônio brasileiro

quarta-feira, 3 de novembro de 2021

Tramas e estórias sempre fizeram parte da cultura de nossa sociedade. Todo mundo gosta de ouvir ou assistir uma boa trama, ler um bom livro ou ouvir algum caso. Faz parte da nossa construção como humanos. Cada país possui um estilo de contar suas estórias e alguns formatos fazem mais sucesso em uns lugares mais do que em outros. No Japão por exemplo, eles são especialistas em animação com seus Animes. Os americanos são os principais escritores de filmes e séries comerciais, enquanto os europeus gostam de algo mais denso. Mas no Brasil existe um formato que mexe com as pessoas durante muitas décadas, as conhecidas Novelas.


Durante muitos anos as novelas brasileiras estiveram na boca do povo, sendo comum as pessoas nas ruas falando de personagens e conflitos apresentado nelas. Bordões foram criados, personagens se tornaram patrimônio cultural nacional e atores foram levados ao estrelato. Além disso as produções brasileiras foram exportadas para diversos países, sendo que alguns deles como o México e Portugal começaram a fazer suas próprias novelas. Como tudo aquilo que faz sucesso, as criticas são inevitáveis, e grande parte da população também critica as estórias apresentadas nesse formato, apesar de que também assistem. Como escritor, admiro os autores de novela, pois não é fácil produzir episódios diariamente apresentando conflitos e dramas de dezenas de personagens. Muitos autores trabalham com colaboradores, mas mesmo assim a produção de tramas é frenético, pois são mais de cem capítulos, por seis dias na semana. Esse é um dos grandes motivos para a minha admiração por essas produções.

O formato não é algo novo, ela começou com os famosos Folhetim, que traziam estórias nos jornais, que continuavam no dia seguinte. Depois disso foi a vez do rádio e das Radionovelas. Por fim chegou a vez da Televisão e das Telenovelas. A Globo conseguiu um formato muito bom, com três horários para as suas produções, que trazem as maiores audiências da emissora. Ao longo dos anos diversas produções foram feitas, que ficaram na história da dramaturgia, como "Vale Tudo", "Irmãos Coragem" e "Tieta". Se formos falar das mais modernas podemos destacar "Laços de família", "Avenida Brasil" e "Rei do gado". Grandes autores fizeram seus nomes e carreira, como Manoel Carlos, Glória Peres e Aguinaldo Silva. Enfim, através das novelas somos apresentados a situações de drama, comédia e também históricas, através das famosas novelas de época. Acredito que as novelas são um patrimônio brasileiro, que mostram o comportamento e cultura nacional a longo das décadas. Acredito que essas produções irão seguir sendo realizadas, e mais estórias nos serão apresentadas. Você pode até ter algum preconceito, mas não pode negar o valor que este tipo de produção possui, ainda mais no Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA