Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

Precisamos falar sobre Telê Santana

quinta-feira, 28 de julho de 2022

Se existe um nome brasileiro respeitado entre os treinadores esse nome é Telê Santana. Um adepto do futebol bonito e bem jogado, ele teve uma carreira excelente, sabendo viver tanto os anos amargos da derrota, como também as alegrias dos anos noventa. Em uma pesquisa realizada essa semana Telê foi escolhido como o melhor técnico brasileiro de todos os tempos. Ele começou a sua carreira como jogador do Fluminense, mas foi como técnico que alcançou os seus melhores dias no futebol. Conhecido pela fantástica seleção brasileira de 82 e do São Paulo dos anos noventa, vamos falar um pouco sobre Telê.


Quando criança me lembro que o time do São Paulo era conhecido como o time do Telê, já que foram muitos anos de clube e com as maiores conquistas que o São Paulo teve. Mas antes de dirigir o tricolor paulista, Telê já tinha uma longa história no mundo do futebol. O primeiro campeonato brasileiro, o de 1971, foi ganho por ele, sendo treinador do Atlético-MG. Ganhando fama e reconhecimento pelo seu talento, logo foi indicado para ser treinador da seleção brasileira, onde encantou o mundo na Copa de 82. Com um time composto por Zico, Sócrates, Falcão e Cerezo, a seleção era encantadora, com uma troca de bola sensacional, sendo um time que tinha a missão de ganhar, mas jogar bonito. Infelizmente houve a derrota para a Itália, mas na coletiva de imprensa Telê Santana foi aplaudido por todos, pois presenteou os amantes do futebol com um lindo jogo. A seleção de 82 é uma das inspirações de Guardiola, que via no time do brasileiro um futebol arte.

O técnico brasileiro teve mais uma chance, pois em 1986 estava novamente no comando da seleção brasileira. Era mais uma chance de Telê ganhar o mundo, mas outra derrota aconteceu, e o brasileiro começou a ser chamado de treinador pé frio. Isso só foi quebrado no São Paulo, time que treinou por cinco anos, algo surreal nos dias de hoje. Santana fez história no clube e tem o seu nome cantado pela torcida até hoje. Telê era conhecido pelo seu jeito rígido e sério, que buscava tirar o melhor de seus jogadores. Foi ele quem insistiu para Cafu saber fazer cruzamentos, que levou Rai a jogar seu melhor futebol, que uniu Sócrates e Zico. Chamado de birrento, Telê conquistou duas Libertadores e dois Mundiais seguidos pelo São Paulo, vencendo times como o Barcelona de Cruyff e o fortíssimo Milan. Além disso, levantou taças como do campeonato brasileiro, paulista e Recopa. Sim, Telê quebrou a fama de pé frio e ganhou o mundo. Falar de Telê Santana é falar de futebol bonito, bem jogado e mágico. Os times dele não jogavam apenas para ganhar, mas jogavam para encantar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA