Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

Pearl Jam, o grunge e o álbum Ten

sábado, 2 de julho de 2022

Em 1991 as bandas de Seattle tomavam conta do rock, e começava o genro grunge, tendo o Nirvana como a principal banda do movimento. O Pearl Jam também trouxe a sua contribuição para o grunge, com um energia muito forte, com a voz grave e firme do vocalista Eddie Vedder. A banda já existia antes de Vedder assumir os vocais, mas com  a morte do antigo vocalista ele conseguiu o lugar e trouxe composições que fizeram da estreia da banda uma das coisas mais comentadas dos anos noventa. Com diversos Hits, Ten se tornou o álbum mais vendido do Pearl Jam, sendo uma coleção de sucessos e uma das produções obrigatórias para se analisar o grunge.


As três primeiras musicas de Ten são uma pancada atrás das outra, com ótimas letras e um som ao melhor estilo rock. Vedder consegue entregar o seu melhor através dessas canções que ele mesmo escreveu. "Once" mostra as crises na vida de um adolescente. Em seguida o hit "Even Flow" mostra a mente de uma pessoa ansiosa, falando sobre o fluxo de pensamentos que chegam de repente na mente. Fechado a primeira trinca de sucesso do álbum, temos a maior delas, chamada "Alive", onde vemos a história de um menino que descobre que seu pai na verdade é seu padrasto, e o seu verdadeiro pai já está morto. o refrão "I, oh, i'm still alive" esta na boca de todos os fãs da banda, fazendo dessa música um clássico do Pearl Jam. Essas três primeiras canções acabam criando uma mini opera composta por Eddie Vedder, que arrebenta em seus vocais. Goto bastante da próxima música, chamada "Why go", que fala sobre uma menina que foi internada contra a sua vontade.

Temos um caso curioso em Ten, relacionado a musica "Black", pois ele não foi feita para ser um hit de sucesso, mas conseguiu ficar entre as canções mais ouvidas. Vedder queria que a canção ficasse no undergroud apenas, mas não teve jeito, ela foi sucesso. A letra é muito pessoal para o vocalista, que fala sobre a perca de um amor, um relacionamento que não deu certo. É uma música sobre deixar a pessoa amada ir embora, apesar de tudo. Talvez por ser tão pessoal, que Eddie não quis desenvolver videoclipe e outros trabalhos relacionado a música. Outro single de sucesso foi a pesada "Jeremy", que fala sobre o suicídio do jovem que traz o nome da música. "Jeremy" ganhou diversos prêmios no MTV Awards. "Oceans" traz uma letra mais leve, fala de romance, e Vedder revelou que falava sobre a sua futura esposa Beth. O álbum finaliza com sua guitarras grunge nas canções "Garden" e "Deep". Ten foi um ótimo álbum de estreia, colocando o Pearl Jam como uma das melhores bandas daquele ano, com destaque para os vocais de Eddie Vedder.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA