Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

P.A Entrevista #29 - Michel Borges

segunda-feira, 25 de junho de 2018

Depois de algum tempo, estamos de volta com nossas entrevistas, e nesse retorno temos a presença de Michel Borges. Ele é ilustrador e está com um projeto muito interessante, onde ele está a cada semana ilustrando personagens de Super Sentais, uma homenagem aos heróis japoneses. Sendo assim, ele está com uma campanha muito interessante no Catarse para apoiar a sua Artbook em catarse.me/artbookmichelborgesgattai . Vamos a entrevista para sabermos mais sobre a arte da ilustração:


1-) Como surgiu a sua paixão por ilustrações e desenhos?
Surgiu bem la no começo da infância, provavelmente por eu ver meu irmão mais velho já desenhando, então fui logo brincando com a caneta Bic nos papéis de impressora matricial, que meu pai trazia do trabalho. Os desenhos animados eram a grande fonte de inspiração nessa fase, como todos exibidos na Globo e Televisão.

2-) Quais são as maiores dificuldades que você encontra nessa área?
No meu caso, como sou autônomo, preciso sempre tomar cuidado com os períodos entre um trabalho e outro, para não passar períodos sem pagamento.

3-) Como surgiu a ideia de começar a ilustrar os Tokusatsus japoneses?
Em 2017, quando eu estava desenhando o último número da nova trilogia dos Combo Rangers, fiz uma paródia da abertura da série Gokaiger, em que aparecem vários integrantes de Super Sentai. Me diverti tanto com isso que resolvi que queria essa diversão toda semana na minha vida. Assim comecei a Sexta Sentai, produzindo e publicando semanalmente, ficando mais próximo desses heróis que sempre curti.

4-) Como é o mercado de Ilustradores no Brasil? É possível ser relevante no mercado?
Como o mercado de entretenimento voltado ao público interno é bem pequeno, a produção de livros escolares e a publicidade acabam sendo a fonte de trabalho para os Ilustradores nacionais, mas mesmo essas áreas não são tão grandes, devido a nossa economia ser tão complicada. A boa notícia é que a Internet quebra as fronteiras dos países, então com certo empenho, um Ilustrador pode conseguir Jobs no exterior. A relevância no mercado depende da frequência em que o ilustrador consegue publicar seus trabalhos e como isso precisa de uma produção constante, o artista acaba evoluindo e encontrando personalidade, e quanto mais único e bem resolvido seu trabalho, mais ele se destaca. Então é possível, mas precisa de esforço e planejamento.

5-) Quais dicas você daria para aqueles que querem se tornar Ilustradores?
Se você quer ser um Ilustrador , nunca pare de desenhar. Desenhe pelo menos uma vez por dia, busque referências dentro e fora do mundo das ilustrações e não deixe de publicar suas artes e de ouvir o direcionamento dos artistas experientes. Procure cursos de desenho também. Ser autodidata tem glamour, mas quando se convive fisicamente com outras pessoas com o mesmo interesse seu, a evolução acontece bem mais rápido. Não espere ser o novo Leonardo Da Vinci para começar a aparecer ao mundo, assim que seu desenho for bom o suficiente para passar uma mensagem, já pode começar a aparecer para o mundo. O mais importante para os clientes é saber que você consegue entregar a encomenda, então também não precisa esperar muito antes de ir atrás de trabalho. 

Um comentário

  1. Sempre acompanhando o Michel nas suas ilustras fodas e ainda com tokusatsu. Não tem desvantagem

    ResponderExcluir

 

POPULARES DA SEMANA