Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

O que podemos aprender com o Tri campeonato do Real Madri ?

quinta-feira, 31 de maio de 2018

Sim, de novo eles. Pelo terceiro ano consecutivo o time do Real Madri conquista a Champions League, algo que não ocorria a décadas, transformando assim o time madrilenho em uma dinastia e um time histórico, já que dificilmente teremos uma outra equipe que repita tal feito nos próximos anos. Apesar de ter torcido contra, por não querer esse monopólio do Real Madri, eu tenho que admitir que existem muitas coisas que podemos aprender com este tri campeonato, desde o estilo de jogo a força mental que a equipe conseguiu mostrar ao longo dos jogos. Comandados por Zinedine Zidane, nosso eterno carrasco francês, vimos um time liderado por Cristiano Ronaldo quebrar recordes, causar polêmicas e surpreender ao longo das partidas.


1-) O time já entrava em campo com uma mentalidade vencedora

É incrível como a tal frase "camisa pesa" combina tanto com esta equipe, pois os jogadores já entravam em campo não temendo o adversário e com uma percepção de que a vitória viria. Ou seja, eles já entravam em campo com a confiança de que iriam vencer, causando preocupação no time adversário. Isso foi visto principalmente no jogo contra o PSG, onde mesmo em momentos difíceis no primeiro jogo, o Real se impôs e abafou qualquer reação do adversário. E quando se tem uma força mental tão forte, as coisas começam a se encaixar como que por "sorte". É um penalte no último minuto, um erro do goleiro e lances decisivos de gol. Tudo por consequência de uma mentalidade vencedora, jogadores que já entram confiantes que vão vencer.

2-) Em uma equipe todos os membros são importantes

A grande prova veio na final contra o Liverpool. O jogo empatado, ainda nada definido. Então Zidane coloca Bale para jogar, e assim ele decide a partida com um gol de bicicleta e um de fora da área. Bale era contestado por uns e querido por outros durante a temporada, mas Zidane não garantiu sua titularidade e o galês acabou ficando como opção. Acontece que Zidane não é bobo e usou sua arma secreta na grande final, mostrando assim que em um time todos os membros possuem valor e podem decidir uma partida.


3-) Talento ganha jogo sim

Muitos falam que o mais importante é a equipe, que sem um time forte não se ganha jogo. Eu concordo, mas não podemos deixar de lado o talento individual, algo que esse time tem de sobra. Sem talento também não se ganha campeonatos. Como grandes destaques durante a Champions, temos os exemplos do lateral Marcelo e sem dúvidas do atual melhor do mundo, Cristiano Ronaldo. O brasileiro como sempre foi decisivo, com passes para gol, dribles fantásticos e gols essenciais para o titulo. E o que dizer de Cristiano Ronaldo? Decisivo contra o PSG e também contra a Juventus, com um golaço de bicicleta. Apesar de não ter sido decisivo na semi final e na final, ele estava la, e somente a sua presença já garantia temor por parte dos adversários.

4-) Zidane mostrou que simplicidade é uma qualidade importante

Os treinadores de futebol possuem o seu espaço no mundo do futebol, cada um com uma característica e com uma personalidade. Temos Guardiola que fica maluco na beira do gramado a cada jogo, Klopp e sua maneira forte de liderança, entre outros. Mas Zidane é diferente, com uma postura com mais classe, ao ponto de as vezes nem notarmos que ele esta a beira do gramado. Mas o francês se preparou para este cargo. Estudou, treinou a categoria de base do clube antes de assumir o time principal, e por fim, com ele o Real se tornou tri campeão da Europa. Com certeza Zidane tem um papel muito importante nesses titulos, sabendo gerenciar bem as estrelas do time, criando táticas vencedoras e uma mentalidade forte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA