Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

Por quê criticamos os craques?

terça-feira, 21 de novembro de 2017

Lebron James, apenas um cara que falam muito mas nunca chegara aos pés de Michael Jordan. Neymar, um moleque mimado que só sabe reclamar e cair no chão. Stephen Curry? Mala. Felipe Massa? Fraco. Ruben Barrichello? Pipoqueiro. Cesar Cielo? Achei que era melhor. Gabriel Medina? Muito marketing e pouco talento. Percebe que cada atleta famoso e de destaque recebe muitas criticas por todos os lados? Se o cara chega a ser um destaque em algum esporte, ele acaba ganhando vários haters pelo mundo. Por que será que isso acontece? Mesmo sabendo de seus números e suas conquistas, nunca é o suficiente, ainda mais se os haters possuem um outro atleta como favorito.


Vejam só o caso de Lebron James. Sabemos do esforço e preparação que o cara faz para ser um dos melhores da NBA, mas ainda assim as pessoas insistem em compará-lo com alguém quem nem joga mais, e alguém com quem nunca teve a chance de jogar contra. Ele foi criticado por sair do Clevland, depois criticado por criar panelas e por ai vai. O que dizer de Gabriel Medina? O cara conquistou o mundial de Surf para o Brasil pela primeira vez, abriu oportunidades para outros e por não ganhar novamente acaba sendo taxado como apenas mais um que teve sorte no esporte. Na Formula 1 os casos são ainda piores, já que os pilotos brasileiros vivem debaixo da sombra de Ayrton Senna. Primeiro foi Barrichello, que mesmo na Ferrari, ao lado do melhor de sua época, acabou sendo taxado de azarado e atrasado. Pesado demais para alguém que lutou tanto no esporte. Felipe Massa até entendo melhor as criticas, mas lembre-se que não é fácil chegar na Formula 1.

Se você observar, todo jogador de futebol brasileiro que foi o melhor do país teve problemas com o público em geral. Romario era gênio, mas o povo também falava que ele era soberbo, se achava mais que os outros, não era profissional. Depois a história se repetiu com Ronaldo, onde diziam que ele não era mais o mesmo( claro, ele operou os joelhos), e depois da polêmico com os travecos a sua reputação foi manchada. Ronaldinho era o grande craque do Barcelona, mas sempre criticado por não jogar bem na seleção. Agora é a vez de Neymar, onde dizem que ele só se mete em polemicas, reclama de tudo e tem problemas de comportamento. Não digo que tudo seja mentira, mas o peso em cima dos atletas é terrível, a ponto de gerar até mesmo ódio em muita gente.


No Brasil possuímos a fama de não sabermos valorizar nossos atletas, e isso é a mais pura verdade. Houve uma época em que Anderson Silva era o cara no país, o grande herói nacional. Então ele se machucou feio e ficou afastado. Ao voltar foi pego no Doping e assim todo mundo esqueceu o que o cara fez no esporte. Pronto, fim de um mito, mais uma vez o brasileiro só pensando em vitória se esquece do legado que o atleta deixou. Pelo jeito estar em um lugar de destaque incomoda as pessoas. Quando o cara esta no topo as pessoas o criticam e tentam desvalorizar o individuou. Quando ele termina a carreira, se o final não foi bem sucedido, vira apenas mais um entre tantos. Talvez as criticas aconteçam pelo fato de pessoas simplesmente gostarem de falar mal dos outros, ou talvez seja por pura inveja. Sou contra a idolatria dos atletas, mas também contra ao comportamento de ódio, seja por um atleta ou por um time de futebol. Enfim, aprendamos então a apreciar e honrar aqueles que são bons, ainda que não sejam os nossos favoritos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA