Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

P.A Entrevista #5 - Leandro Beguoci

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Segunda feira é dia de entrevista, e o convidado da semana é um apaixonado pela cidade de São Paulo, seu nome é Leandro Beguoci. Além de ser um palmeirense fanático, Leandro é também é editor e jornalista da Orbital Midia, além de ser professor na Escola São Paulo onde ensina sobre escrita criativa. Leandro também é professor na FAAP e escreve em alguns sites sobre diversos temas, como futebol e comportamento dos jovens.




1-) Como você enxerga o jornalismo no Brasil hoje?
O jornalismo hoje enfrenta o desafio de ser observado e julgado pelas pessoas. Durante muito tempo, nós apenas observamos, investigamos e contamos. Agora, os observadores também são observados. Gosto disso. Acho que jornalistas precisam estar abertos a ouvir as pessoas , a interagir com elas, aprender com elas.

2-) Como funciona o trabalho de um editor?
Há vários tipos de editor e vários trabalhos que eles ou elas podem executar. Mas o papel principal de um editor é ajudar uma pessoa a melhorar o produto final que vai ser entregue as pessoas, apontando problemas, sugerindo alterações, pensando em como torná-lo mais encantador e informado.

3-) Quais são os seus escritores e livros favoritos?
Tive vários, e eles mudam ao longo do tempo. Gosto muito de Jorge Luis Borges e do livro dele, o Aleph. Também sou fascinado pelo Elio Vittorini, e seu livro Ver: amor. Ultimamente ando apaixonado pela escritora Elena Ferrante e seu livro a amiga genial. É espetacular.

4-) Quais foram as recompensas de estudar fora do país?
Estudar fora do país oferece muitas recompensas. Você tem acesso a um ensino de Excelência mundial, e isso ajuda muito tanto no trabalho quanto na vida. Você conhece muitas pessoas e descobre novas perspectivas , o que ajuda muito a pensar em novas respostas para velhos problemas. Além disso, estudar fora te expõe a novos desconfortos. Isso te deixa mais cascudo para enfrentar os desafios da vida. Eu recomendo.

5-) Qual a sua visão do jovem paulista?
O jovem paulista é um conjunto muito grande e diverso de gente. Jovens que vivem no estado de São Paulo tem experiências muito distintas. Somos um estado muito urbano e, ao mesmo tempo, muito rural, apenas para fixar na divisão geográfica. Por isso, acho que não da para generalizar. Os jovens com quem convivo têm muita vontade de fazer muita coisa, mas as vezes não têm formação ou ferramentas para atingir seu objetivo. São pessoas que tem sonhos, mas precisam, urgentemente, encontrar caminhos bem concretos para realizá-los.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA