Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

Canadá vence a primeira Copa Davis da sua história

quinta-feira, 1 de dezembro de 2022

Já faz alguns anos que a Copa Davis mudou o seu estilo de disputa. Nós já falamos sobre isso por aqui e infelizmente não teremos mais aquela versão antiga do torneio de seleções. Ainda assim, a Copa Davis segue sendo o maior torneio de equipes do tênis, tanto que no próximo ano será o único, tendo uma repaginada na ATP Cup. Enfim, a jovem equipe do Canadá conseguiu confirmar o favoritismo de sua talentosa geração, e após ter vencido a ATP Cup de 2022, também se tornou campeã da Copa Davis na mesma temporada. Sonho realizado, pela primeira vez, Canadá chegou ao topo do tênis.


Denis Shapovalov e Felix Aliassime são os principais nomes do tênis canadense, conseguindo destaque no circuito da ATP já faz alguns anos. O interessante é que os dois se conhecem desde muito novos, e os dois possuíam um sonho em comum, de vencerem a Copa Davis pela primeira vez na história do país. Mesmo após um longo ano, os dois principais tenistas do Canadá foram disputar a fase final na Espanha, atual sede do torneio. Após boa campanha na primeira fase, os canadenses tiveram um grande desafio, o de enfrentar a talentosa seleção italiana, que tem investido pesado no esporte. A primeira partida demorou mais de três horas, com derrota de Shapovalov para Lorenzo Sonego. Então Aliassime decidiu, ao derrotar Lorenzo Musetti, e depois participar do jogo de duplas que selou a classificação canadense para a grande final, contra a Austrália, uma equipe já experiente na Davis, mas com um desfalque importante. Kyrgios, seu principal jogador, preferiu disputar um torneio exibição nos Emirados Árabes do que defender sua seleção a final.

Antes de falarmos da final temos uma polemica envolvida, pois os canadenses já estavam eliminados do torneio desde março, mas por conta da exclusão da Rússia por causa da guerra na Ucrânia, receberam uma segunda chance, algo que gerou irritação nos australianos. Polemicas deixadas de lado, vamos aos jogos da grande final, que teve a primeira partida com a vitória de Shapovalov contra Thanasi Kokkinakis por 2/0, em um jogo onde o canadense não encontrou problemas, vencendo facilmente a partida. Bastava que Aliassime fechasse o confronto na partida seguinte, e ele não decepcionou. A vitória dele também foi por 2/0 contra Alex De Miñaur, que não mostrou resistência contra os golpes potentes de Aliassime. Após o gosto amargo do vice campeonato de 2019, o Canadá conquistou finalmente seu primeiro título, que alguns podem desconsiderar por conta da segunda chance no torneio, mas ainda assim o Canadá mostrou sua força e derrotou adversários fortes pela jornada. A geração de tenistas canadenses é muito forte e muitas conquistas podem voltar a acontecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA